05/04/2022

Profissionais da Educação Infantil terão semana de formação

A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) promove, no período de 4 a 8 de abril, a Semana Pedagógica em Alfabetização.

O evento, totalmente remoto, é dirigido aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores das redes municipal de ensino e particular, e também das Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras, que atendem à Educação Infantil.

Esta semana de atividades formativas, a cargo da Diretoria de Ensino, por meio do Departamento de Educação Infantil, em parceria com a Casa do Educador Professora Dedê Prais, visa promover a socialização e reflexão sobre temas voltados para o interesse dos profissionais que atuam nesta etapa educacional.

“A programação da Semana Pedagógica foi pensada para o debate, de modo a proporcionar que todos possam investigar, analisar e compreender determinados assuntos, por meio de temas relevantes e significativos relacionados às práticas diárias”, explicou a diretora de Ensino da Semed, Luciana Cruvinel.

Ela ressaltou que os encontros permitirão que os profissionais estejam em contato direto com outros parceiros que se interessam pelas mesmas temáticas, fortalecendo relacionamentos já existentes e oportunizando o estabelecimento de novos.

Luciana destacou ainda que o cenário atual proporcionou diversas mudanças, as quais repercutem em vários setores, inclusive no educacional. Tais repercussões regulam a necessidade de profissionais cada dia mais qualificados com habilidades e competências exigidas pela nova realidade social.

Mediante tantas mudanças nesses novos contextos, é de suma importância que ao se falar da necessidade para a formação continuada dos professores da Educação Infantil, compreenda-se o papel e a relevância desses profissionais para o desenvolvimento desses grupos etários”, assegurou Luciana.

Neste sentido, continuou a diretora, é preciso compreender a necessidade de valorizar tais profissionais tendo em vista que, nesta fase, as crianças estão adquirindo e aprimorando suas habilidades, construindo, ainda, sua personalidade.

“Justamente por essa razão, esta etapa é uma das mais importantes da vida, afinal, os professores não são meros ‘cuidadores’, pois na primeira infância, onde as crianças começam a adquirir a percepção de mundo desenvolvendo sua curiosidade genuína e investigativa, esses profissionais se tornam mediadores do desenvolvimento de habilidades que a curto, médio e longo prazo serão desenvolvidas tornando-os competentes para exercerem seu papel na sociedade”, salientou a diretora.

Diante disso, o seminário, além de valorizar o profissional de Educação Infantil, visa favorecer a jornada profissional desses profissionais, oferecendo por meio dessas “partilhas” inspirações para seus projetos. As atividades da semana serão promovidas sempre das 19h às 21h.