Portal do servidor

Portal do servidor

menu

18/08/2022

Prefeitura divulga censo da população de rua 2022

Diagnóstico da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) identificou 286 pessoas em situação de rua em Uberaba. Dessas, 173 estavam acolhidas. A pesquisa foi realizada entre 1º de julho e 8 de agosto e está disponível na íntegra na página da Secretaria. O último censo, de 2021, apontou 202 pessoas.

 

“A proposta do diagnóstico é mapear o perfil dessa parcela da população, em constante movimento, de modo a melhorar os serviços prestados. São produzidas informações atualizadas e importantes para a definição das políticas públicas para a garantia de direitos da população em situação de rua”, destacou a secretária da Seds, Gicele Gomes.

 

O estudo levantou a naturalidade, idade, sexo, escolaridade, motivo de estarem nas ruas, serviços acessados e outras variáveis sobre o grupo. Das 286 pessoas identificadas, 17 não quiseram participar da pesquisa e foram classificadas somente quanto ao sexo.

 

O diagnóstico mostra que dos entrevistados, 116 nasceram em Uberaba, 28 são itinerantes e estão de passagem pela cidade e dois são imigrantes (oriundos da Venezuela). Dez não responderam à pergunta e o restante veio de outras cidades para se instalar em Uberaba de forma permanente.

 

De acordo com o censo, 268 pessoas são homens, 16 mulheres e dois são transexuais. As faixas etárias com maior concentração são as de 40 a 59 anos (135) e 18 a 39 anos (125). Apenas 13 pessoas tinham 60 anos ou mais. Quanto à etnia, 91 se autodeclararam brancos, seguidos dos pardos (90), negros (77) e indígena (1). Dez não responderam.

 

Em relação ao nível de escolaridade, 147 possuem Ensino Fundamental, 65 Ensino Médio e sete tiveram experiência com o nível Superior. Os demais são alfabetizados (21) ou analfabetos (13). Sobre o motivo de estar nas ruas, a maioria (113) relatou rompimento de vínculo familiar. Entre eles, 23 associaram a ruptura ao uso abusivo de drogas ou álcool.

 

Perguntados sobre quais serviços públicos já tiveram acesso, a Abordagem Social e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) foram os mais mencionados. Também se destacaram o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Casa de Passagem para o Itinerante.

 

Serviços - Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social cofinancia 224 vagas em casas de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua – 50 a mais em relação ao ano passado. A Seds também é responsável pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, Centro Pop, Casa de Passagem e pelos oito CRAS espalhados pela cidade. Ao ver uma pessoa em situação de rua, o cidadão pode acionar a Abordagem pelo (34) 99667-4451.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.