Portal do servidor

Portal do servidor

menu

18/08/2023

Programação da Conferência de Revisão do PDI prevê palestras, mesa-redonda e participação popular

O primeiro dia de evento, dia 24 de agosto, marcado para acontecer das 8h30 às 17h30, contará com palestra sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser proferida pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.

 

No mesmo dia, à tarde, a Seplan apresentará o Diagnóstico Geral da RPDI com resultado de questionários preenchidos por mais de 2 mil cidadãos, de forma eletrônica. Também está programada mesa de debates entre especialistas acerca do tema "Patrimônio, Mobilidade Urbana e Plano de Arborização".  

 

Mediada pela secretária Isabella Nascimento, essa discussão terá a participação dos convidados Luciano Faria (Plano de Saneamento), Débora Raiza (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha), Marcelo Leão (Plano de Arborização) e Fernando Garrefa (consultor de Mobilidade da Universidade Federal de Uberlândia - UFU).

 

A partir das 12h, haverá o credenciamento do público para participar, no dia seguinte, dos sete Grupos Técnicos: Meio Ambiente, Água Potável e Saneamento, Sustentabilidade no Campo, Justiça Social, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Urbana, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. 

 

No segundo dia, 25, serão formuladas as propostas a serem incluídas na Revisão do PDI, pelos credenciados anteriormente, das 8h às 12h, junto aos GTs, coordenados pela equipe técnica da Prefeitura de Uberaba. Essa fase termina às 14h, com o fechamento das propostas.  

 

A presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, falará, a partir das 17h, sobre o “Contexto do Geoparque na Revisão do Plano Diretor”.  Às 17h30, o colaborador da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit  GmbH (GIZ), Daniel Wagner, vai explanar sobre “A importância das ODS para a RPD Integrado”. 

 

Trata-se da agência alemã de cooperação técnica com o Brasil, que está avaliando projeto da PMU de readequação e revitalização da região central da cidade. São 12 municípios brasileiros classificados que disputarão seis vagas para integrar o projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), que irão receber possíveis fontes de financiamento internacional. 

 

Secretaria Especial de Comunicação

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.