05/09/2022

Hospital Regional completa 5 anos como referência para 27 cidades

O Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva (HRJA) comemorou, nesta segunda-feira (5), aniversário de 5 anos de inauguração. A cerimônia foi no anfiteatro da unidade e reuniu diretoria técnica, administrativa, representantes da Secretaria de Saúde e parceiros. Na ocasião, também foi inaugurado um espaço de conforto para os colaboradores em parceria com a Coplacana.

O diretor administrativo do HRJA, Frederico Guglielmi Ramos, reconheceu a importância da data como forma de coroar o trabalho desempenhado pela equipe nesses cinco anos. “O hospital vem demonstrando a capacidade de atendimento à população SUS com alto nível de qualidade e com reconhecimento do público tanto nas questões técnicas como de acolhimento. Então, esse momento vem coroando o trabalho que já vem sendo feito pela equipe do Hospital Regional em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com todos os entes e gestores como Uniube e Funepu”, disse.

Para o superintendente do HRJA, Murilo Rocha, apesar de jovem, o hospital acumula vários reconhecimentos de qualidade no atendimento dentro dos padrões. “O hospital tem uma estrutura com cerca 150 leitos e uma área para tratamento cirúrgico bastante ampla. Nós temos nove salas de cirurgia e também 30 leitos de UTI. Ou seja, é um hospital preparado para atender a pacientes graves. O nosso objetivo é fazer com que o hospital possa receber pacientes graves, principalmente relacionados ao trauma, mas também pacientes que tenham necessidade de tratamento cirúrgico em várias outras especialidades”, ressaltou. Ele também lembrou que nesses 5 anos, dois deles foram de muitos desafios com a pandemia da Covid-19.

O secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, destacou a atuação e a preocupação da prefeita Elisa Araújo com o HRJA. “A prefeita sempre fez muita questão de estar presente na vida do Hospital Regional, porque Uberaba é uma cidade referência no atendimento da região. Nós atendemos aqui na cidade 850 mil pessoas. O hospital ficou como referência de Covid, praticamente atendeu Covid sozinho na região. É um hospital 100% SUS, com muita eficiência e qualidade de serviço”, comentou.

Estrutura de atendimentos - Com 730 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, terapeutas, enfermeiros, técnicos, equipe de apoio e administrativo, o HRJA é referência em saúde para a população de Uberaba e outras 26 cidades da região. Nestes cinco anos de trajetória, foram 13.200 internações, 4.617 cirurgias realizadas, 48.016 atendimentos ambulatoriais, 55.568 exames de imagem e 609.599 exames laboratoriais.

São 10.200 metros quadrados de área e capacidade para 151 leitos de UTI e Enfermarias. O HRJA atua no atendimento em sete especialidades (Ortopedia, Cardiologia, Hematologia, Urologia, Cirurgia-Geral, Anestesiologia e Egressos da Clínica Médica). Em 2022, o índice de satisfação dos clientes foi de 99,09%.

O Hospital Regional é Acreditado Pleno 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Só as instituições com segurança do paciente e gestão de qualidade na assistência são certificadas.

Histórico e evoluções - O Regional é um hospital mantido 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Iniciou as atividades com apenas 20 leitos. Em novembro do mesmo ano, ampliou para 40 leitos e inaugurou a UTI Adulto e o bloco cirúrgico. No mês seguinte, aumentou a capacidade para 55 leitos e, em março de 2018, para 60.

Já em 2019, veio o credenciamento de 10 leitos de UTI Adulto pelo Ministério da Saúde e também o selo de Acreditação Hospitalar Nível I pela ONA. Em fevereiro do ano seguinte, ocorreu a quarta ampliação para 75 leitos. E em março de 2020, tornou-se referência no atendimento para a Covid-19.