04/04/2022

Governo Municipal nomeia titular para secretaria de Planejamento

A Secretaria de Planejamento (Seplan) passa a ser comandada pela arquiteta e urbanista Isabella Soares Nascimento a partir da próxima semana. Uberabense de nascimento, formou-se na Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1993), tendo passado os últimos 14 anos em Curitiba (PR), onde consolidou sua carreira. Fúlvia Mendes, que ocupava a titularidade da Pasta interinamente, continua como adjunta. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (1º/04). Ela quer conhecer a equipe na próxima semana e se inteirar dos diversos departamentos e projetos desenvolvidos pela Seplan.

A secretária verificou que no Plano Diretor de Uberaba a área urbana foi dividida em unidades de planejamento, que seriam os bairros. “Quero conhecer cada uma delas para compreender o processo de crescimento do Município nas últimas décadas. Isso porque a compreensão dos diferentes bairros, centralidades e eixos de expansão é fundamental para uma leitura da realidade da cidade."

A nova secretária acaba de concluir doutorado em Planejamento e Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Já era mestra em Gestão do Território – Estudos de Impacto de Vizinhança pela Universidade Federal de Uberlândia desde 2004.

Na década de 90, a profissional atuou na Secretaria de Planejamento Urbano de Uberlândia, tendo participado da revisão do Plano Diretor daquele município e  desenvolvimento de outros planos na  região onde foram implantadas as Usinas Hidrelétricas de Capim Branco I e II em Araguari (MG) e do município de Rio Quente (Goiás).

“Essas experiências na área de planejamento urbano e regional fortaleceram meus caminhos profissionais e oportunizaram minha mudança para Curitiba”, informou.

Trabalhou com desenvolvimento de Planos Diretores para Tijucas do Sul e Ibaiti. De 2009 a 2016, coordenou projetos de regularização fundiária, planos e projetos de requalificação de assentamentos precários localizados em áreas periféricas de diversos municípios do Paraná. Entre 2016 e 2019, coordenou o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unibrasil, bem como o projeto de extensão voltado à Assistência Técnica de Áreas de Habitação de Interesse Social (Athis).

Durante sua vida profissional, conseguiu adquirir alto desempenho na realização de diagnósticos das características urbanísticas e socioambientais de diferentes territórios. “O conhecimento específico das legislações socioambientais e urbanísticas esteve sempre integrado ao desenvolvimento dos projetos de requalificação urbana e ambiental”, salientou.

A experiência como coordenadora de projetos em ambiente interinstitucional apresentou possibilidades de ampliar técnicas e ferramentas facilitadoras para realização dos diálogos diretamente com as comunidades, equipe técnica, governos estaduais e municipais, e consultores de agente financiador internacional. “O foco sempre foi o respeito à diversidade e inclusão na comunicação aberta e na escuta ativa para fortalecer relacionamentos, gerenciar conflitos e obter consenso que viabilizavam a implementação das soluções acordadas”, concluiu.