18/11/2022

Criatividade marca Feira de Ideias com alunos da rede municipal de ensino

Alunos dos Grupos de Liderança/Jovens Empreendedores das Escolas Municipais Professora Olga de Oliveira, Maria Lourencina Palmério e Professora Geni Chaves, conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiros lugares na “Feira de Ideias da 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação”.

Nessa edição, os alunos trabalharam o tema “Aspirante Geoparque Uberaba”, sendo objetivo da competição, estimular os alunos a pensar em soluções criativas e funcionais referentes aos problemas da comunidade escolar, do bairro ou da cidade.

A primeira colocação foi conquistada pela equipe “Os Funcionários do Mês”, que desenvolveram o geoproduto “Dino Apreendimento”. O grupo foi orientado pelo professor Giovanni Maciel Marques. A equipe “Paleoteen” ficou com o segundo lugar, com o “Álbum de Figurinhas Terra de Gigantes e Pequenos”, sendo orientada pela professora Mayara Pires.

O terceiro lugar foi ganho pela equipe “Erva Doce”, com o geoproduto “Xaviervas Doces”, sob a orientação da professora Gilma Medalha.

Ao todo, 25 escolas da rede municipal, que ofertam Ensino Fundamental II, se inscreveram para a 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação, uma promoção das Secretarias de Educação (Semed) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Pró-reitoria de Extensão Universitária da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Sebrae Minas.

Do total de unidades escolares inscritas, 23 apresentaram seus produtos na “Feira de Ideias”, quinta-feira, 17. Mais de 300 alunos participaram das atividades, conta a assessora dos Grupos de Liderança/Jovens Empreendedores, Luciane Ioná Aita. O projeto é uma iniciativa da Semed, por meio da Diretoria de Apoio à Educação Básica/Departamento de Arte e Cultura.

“A Educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas”, afirmou a titular da Semed, secretária Sidnéia Zafalon que, ao lado da adjunta da Pasta, Cristiana Borges, prestigiou a abertura da feira.

A chefe do Departamento de Arte e Cultura, Cinara Guimarães, os analistas técnicos do Sebrae Minas, Kariny Cristina Pereira Vasques e Marcius Marques Mendes, o pró-reitor de Extensão da UFTM, Fabrício Corradini, e os coordenadores de Comunicação do Geoparque Uberaba, Gysah Amui Pereira e Raphael Arduini, também participaram da abertura da feira.