12/07/2023

Conferência Municipal de Assistência Social começa nesta quinta

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Uberaba começará nesta quinta-feira (13), às 14h, no auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineira (UFTM). A realização é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. As discussões vão até sexta-feira (14).

O objetivo do evento é reunir usuários, trabalhadores, gestores públicos e representantes de instituições para avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O primeiro dia de evento, das 14h às 17h, será dedicado à leitura e aprovação do Regimento Interno da 14ª Conferência e à palestra magna sobre o tema central deste ano, "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos". A palestra será ministrada por Maria Aparecida Bayão, membro do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (CEAS-MG).

Na programação de sexta-feira (14), com início às 8h e término às 17h, está prevista a discussão dos cinco eixos da Conferência: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda. Na sequência, serão aprovadas propostas municipais, estaduais e federais para aperfeiçoamento das políticas públicas sociais.

"O sucesso de uma Conferência está relacionado à participação popular. Esperamos reunir 300 pessoas para debatermos, juntos, poder público e sociedade civil, as prioridades para o fortalecimento da assistência social", destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Erika Martins.

Os participantes também escolherão, no segundo dia de evento, os oito delegados que representarão o Município na etapa regional da Conferência. Ainda no encontro, serão eleitos os novos conselheiros da sociedade civil do CMAS para a gestão 2023-2025, com início do mandato em novembro.

Secretaria Especial de Comunicação