01/04/2022

Aprovado reajuste salarial de 12% para os servidores públicos do Executivo

Foi aprovado nesta quarta-feira (30), pela Câmara de Vereadores de Uberaba, o projeto de lei que concede reajuste salarial de 12% sobre os vencimentos básicos dos servidores públicos municipais ativos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, aposentados pela paridade e pensionistas.

Servidores do magistério também terão 12% de ajuste, mas para alguns cargos, foi aprovado um percentual extra a fim de alcançar o piso do magistério, proporcionalmente à carga horária trabalhada. Ao educador infantil e o professor de educação infantil, foram acrescidos 18,9645%, e 15,9609% nos vencimentos dos professores de educação básica.

Após aprovação do PL na Câmara Municipal, será publicada a lei no Diário Oficial do Município, jornal Porta-voz que circulará a partir desta sexta-feira, 1º de abril. Os vencimentos serão pagos em abril, com retroativo referente a março, data-base da categoria.

Em relação aos profissionais da Educação, o pagamento é retroativo a fevereiro, conforme lei do piso.

Já o tíquete-alimentação passará a ser de R$ 800 (39,36% de reajuste) aos servidores da governança. Mesmo índice foi aplicado no tíquete do servidor do magistério, que sairá de R$ 489,50 para R$ 685. O ajuste será sacramentado por meio de decreto também a ser publicado no Porta-voz.

Em pronunciamento no plenário da Câmara, durante a votação do projeto, o secretário de Administração, Beethoven de Oliveira, reforçou compromisso de apresentar, em 60 dias, um estudo sobre a viabilidade de ampliar o reajuste dos servidores em mais 6%, conforme solicitado pelos sindicatos que representam os servidores.

A elaboração deste estudo de impacto foi colocada pelo Governo em reuniões com o Sindemu (Sindicatos dos Educadores do Município de Uberaba), SSPMU (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba) e Sindae (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Uberaba), durante as negociações da pauta da categoria.

“O Governo Elisa se pauta pela cautela no que diz respeito às despesas com pessoal; todo impacto é estudado com cuidado, para que não tenhamos problemas de pagamento como ocorre em outras cidades e estados do país”, finalizou o secretário de Administração.