16/06/2023
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza na próxima quarta-feira, 21, capacitação por videoconferência sobre febre maculosa. O encontro será para gerentes das unidades de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde, e ocorre após a confirmação de casos e mortes da doença no Brasil.
A reunião técnica, que será realizada pelos departamentos de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses e Endemias, tem como objetivo o alinhamento das ações de controle e enfrentamento da doença em caso de notificações no Município, bem como a preparação dos profissionais quanto aos cuidados necessários com o atendimento dos pacientes que apresentem os sintomas da doença.
A SMS reforça que mesmo que Uberaba não apresente nenhum registro da doença, é de suma importância manter a equipe preparada e em alerta para casos que vêm se apresentando em outras cidades do País. “A medida é preventiva e educativa e tem como foco capacitar os profissionais no manejo clínico, bem como para as medidas preventivas visando salvaguardar a saúde da população”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção.
A capacitação acontecerá dia 21 de junho, às 15h, e será ministrada pela médica infectologista Danielle Borges Maciel e pelo chefe da Seção de Controle de Zoonoses e biólogo, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues.
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida pela picada de uma das espécies de carrapato. O parasita depende de sangue de outros seres para sobreviver. Seus hospedeiros podem variar de região para região, podendo ser encontrados em cachorros, gatos, cavalos, bois e capivaras, que são os mais comuns.
Secretaria Especial de Comunicação