09/06/2022

Governo Municipal inicia projeto-piloto de testagem contra Covid em Cemeis

Um projeto-piloto de testagem aleatória da Covid-19 em crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil começa a ser executado nesta sexta-feira (10). Equipes do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, vão dialogar com os pais dos alunos do Cemei Tutunas, para explicar a importância dessa medida preventiva. Os dados epidemiológicos coletados pelos profissionais da Saúde poderão nortear futuras ações de proteção e promoção da saúde.

“Estamos planejando essa ação há semanas com a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, e sua equipe. Neste primeiro contato, nós vamos dar todas as informações aos pais ou responsáveis, tirar as dúvidas que eles possam ter e demonstrar o quanto é importante a testagem desses alunos, que podem ser assintomáticos positivos, os quais ainda não fazem parte do grupo com cobertura vacinal e que convivem no meio de grandes grupos como o contexto das escolas", explicou o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo.

Os pais que permitirem a testagem assinarão um termo de autorização. Serão também orientadas medidas de cuidado e acompanhamento das crianças e seus familiares contactantes, no caso de contaminação. Nos planos da Saúde Municipal, o projeto poderá avançar para os demais Cemeis, conforme a adesão dos pais.

A intenção da Secretaria da Saúde, após o início dos testes, é reforçar orientações sobre a importância da vacinação, podendo promover testagens entre os familiares das crianças eventualmente positivadas, que por opção ainda não estejam com o seu esquema vacinal completo.