09/05/2023

Inscrição para eleição de conselheiros tutelares termina na próxima semana

Encerra-se na quarta-feira (17), o prazo de inscrição para candidatos a conselheiro tutelar do Município de Uberaba. A inscrição deve ser feita presencialmente na Casa dos Conselhos, na Rua Artur Machado, 553, Centro.

A eleição destina-se à escolha de 15 membros, distribuídos entre três conselhos tutelares, para exercício entre 2024 e 2027. O processo é conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau).

Para se inscrever, é preciso ter idade superior a 21 anos, residir em Uberaba e ter, pelo menos, o segundo grau completo até o dia da posse. Também é preciso comprovar atividade de voluntariado ou o exercício profissional com criança e adolescente por, no mínimo, dois anos.

O processo está dividido em quatro etapas: inscrição, prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, avaliação psicológica e eleição dos candidatos habilitados por meio de voto direto e secreto.

A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em locais a serem definidos. Os 15 candidatos mais votados serão eleitos como conselheiros tutelares titulares, ficando os demais como suplentes.

O edital completo do processo de escolha está disponível no Diário Oficial do Municipal de 10 de abril. Os novos conselheiros tutelares tomarão posse em janeiro de 2024.