18/04/2023

Segurança nas escolas: Semed promove treinamento de brigada de incêndio e primeiros socorros a servidores

Servidores das escolas da rede municipal de ensino realizam, a partir de hoje (18), curso de Formação de Brigada de Incêndio e treinamento de primeiros socorros, na Casa do Educador, realizado pela Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Semetra) da Secretaria Municipal de Administração, com habilitação do Corpo de Bombeiros. A iniciativa, que acontece anualmente, vem de encontro às medidas anunciadas pela Prefeitura de Uberaba, na última semana, sobre segurança nas escolas.

Todos os participantes terão aulas teóricas e práticas de utilização dos principais instrumentos de uma brigada de incêndio, manutenção e instalação de equipamentos, além de aprofundarem seus conhecimentos nas técnicas de primeiros socorros e informações que abrangem todas as noções essenciais para o controle de situações de risco. Com carga horária de 8 horas, o curso pretende formar, até o fim do ano, cerca de 800 novos brigadistas escolares.

Além de oferecer segurança prática à comunidade escolar em casos emergenciais, o treinamento é uma das exigências para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Educação informa que é a primeira vez, em uma gestão, que 30 escolas da rede possuem AVCBs.

A participação dos servidores na formação de novas brigadas escolares contra incêndio não é obrigatória, porém a Semed destaca a importância do treinamento que engloba desde a manipulação de um extintor, primeiros socorros, até a orientação de pessoas durante situações de emergência, facilitando o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Confira as turmas de abril:

1ª Turma: 18 e 19 de abril – 7h30 às 11h30

2ª Turma: 18 e 19 de abril – 13h30 às 17h30