25/03/2022

Educação trabalha projeto Político-Pedagógico nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal

Diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das 31 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal receberam orientações acerca do projeto Político-Pedagógico que será implantado nas unidades escolares a partir do segundo semestre letivo de 2022.

A ação, conduzida pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), por meio da Diretoria de Ensino/Departamento de Ensino Fundamental, discutiu a importância do projeto como um compromisso educacional e social. Esse trabalho é feito sempre que novos gestores assumem a condução das unidades escolares, como aconteceu na rede municipal com a certificação promovida ano passado e nomeação em dezembro.

“O projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, em busca de qualidade educacional, sucesso e permanência dos alunos na escola”, pontuou a diretora de Ensino da Semed, Luciana Cruvinel. Além disso, “é uma ferramenta para a formação do cidadão”, apontou a diretora.

Chefe do Departamento de Ensino Fundamental da Semed, Mara Gennari Mariano explicou que a participação das equipes gestoras na construção coletiva do projeto consolida a gestão democrática da Pasta.

Com os diretores, vices e coordenadores pedagógicos foram socializados referenciais teóricos e exemplos de dinâmicas/processos, possibilidades de organização para a elaboração de instrumentos de coleta de dados, além de estratégias para viabilizar a participação de toda comunidade escolar na elaboração da proposta educacional da escola.

O projeto em si é um processo de construção e organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, com princípios de gestão democrática, qualidade e igualdade”, reforçou Mara.

Segundo ela, outros encontros estão previstos, assim como plantões e formações para acompanhamento e tira-dúvidas.

Conforme cronograma da Semed, já socializado com os gestores, o documento com o projeto Político-Pedagógico deve ser finalizado em agosto.