15/02/2023
Mais de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) lotaram o anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, nesta quarta-feira (15), para reunião com a equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) sobre a revisão do Plano Diretor Integrado (PDI). De forma bastante participativa, mais de 200 questionários eletrônicos, disponíveis no site de Prefeitura (uberaba.mg.gov.br), foram respondidos durante o encontro. “Isso serve para enriquecer o diagnóstico sobre os problemas e potencialidades da cidade e dos bairros, fazendo com que o trabalho seja cada vez mais próximo da realidade local”, disse a titular da Seplan, Isabella Nascimento.
A equipe da Seplan tem avaliado, positivamente, todos os encontros promovidos no sentido de divulgar a importância do engajamento da população na revisão do PDI, em comunidades, feiras, escolas e, agora, com o pessoal da Saúde. “Esse, especialmente, demonstrou o quanto as pessoas estão preocupadas com a qualidade de vida e ávidas em participar no sentido de buscar melhorias”, observou a secretária adjunta Fúlvia Mendes.
Grande parte dos agentes, além de responder ao questionário no momento do encontro, também demonstrou interesse em conhecer e entender o que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que servem de base para essa revisão, e como eles podem mudar as cidades.
Os agentes de saúde e de endemias apontaram a saúde, educação e segurança, como áreas que merecem maior atenção em Uberaba, especialmente nos bairros mais periféricos por onde eles transitam e residem.
A diretora de Atenção à Saúde, Aline Nayara Afonso Tristão, considerou essa parceria da Secretaria de Saúde e Seplan muito importante na construção do Plano Diretor, trazendo a compreensão aos servidores acerca da relevância de sua participação como agentes multiplicadores e de transformação da comunidade. “Desse modo, esses profissionais que estão presentes nas casas das pessoas poderão levar o questionário à população para que ela efetivamente conheça, responda e participe.”
Para orientar os servidores no preenchimento do questionário, a equipe da Seplan realizou uma dinâmica, para a qual foi escolhida a agente de endemias Alice Souza Macêdo que respondeu às questões no telão. Moradora do Residencial 2000, ela apontou a experiência como muito importante para expor a forma de pensar da população e as dificuldades encontradas no dia a dia. Segundo ela, devido ao 2000 ser um bairro mais distante, muitas vezes seus moradores ficam mais desligados dos fatos relativos às outras áreas, sendo importante a oportunidade de serem ouvidos.
Alice observou que os agentes estão sempre conversando com os moradores de todos os lugares, orientando sobre os cuidados com a saúde e de como se evitar criadouros de Aedes aegypti, causador de doenças, por exemplo. "Podemos também levar esse questionário para as residências que visitamos, mostrando a importância do Plano Diretor para o desenvolvimento de Uberaba", concluiu.