08/02/2023

Leilão de inservíveis pode arrecadar mais de meio milhão para PMU

Com a expectativa de arrecadar mais de meio milhão de reais para os cofres públicos, a Prefeitura de Uberaba realiza, nesta quinta-feira (9), o primeiro leilão de bens inservíveis na gestão da prefeita Elisa Araújo. O evento acontece de forma presencial, a partir das 9h, no anfiteatro do Centro Administrativo, com interessados já cadastrados.

Desde a publicação do Edital 01/2023, em 4 de janeiro, os lances foram abertos de forma virtual pelo site www.sandroleiloeiro.com.br.
Serão 55 lotes à venda, mediante hasta pública (leilão judicial), compostos por veículos, máquinas e equipamentos em condição de uso e também os considerados sucatas e ferros-velhos. De acordo com a chefe do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Administração (SAD), Jaqueline Romeria Teodoro, entre esses lotes estão quatro ambulâncias do SAMU, doadas pelo Estado, que autorizou a alienação para serem vendidas como sucatas após descaracterizadas: dois veículos Renault Master Rontanamb (2006); um Fiat Ducato MC Rontanamb (2010 e 2011) e um Renault Master Rontanamb (2010/2011).

Esses veículos, que vão dos lotes 44 ao 47, foram considerados irrecuperáveis, ou seja, não podem ser utilizados para o fim a que se destinaram, conforme certificados de Baixa de Veículos baseado em laudo pericial. Todos já foram descaracterizados e retirados os adesivos que remetiam ao SAMU 192. De acordo com o edital, os valores recebidos pela venda dessas sucatas deverão ser utilizados em investimento para o próprio SAMU.

Segundo a secretária de Administração, Eclair Gonçalves, esse leilão é de fundamental importância não só pela desocupação dos pátios do Centro Operacional, no Horto Municipal, como do almoxarifado, no Centro de Distribuição da PMU - Distrito Industrial, sendo objetos inservíveis. "Além dos recursos que vão entrar nos cofres públicos, a Prefeitura deixa de ter gastos com veículos que não têm condição de uso ou estão obsoletos, não condizendo com o sistema atual de frotas no Município", disse.

O leilão vai ao encontro ainda dos planos da Administração Municipal de transformar a área do Centro Operacional em um grande parque linear, de acordo com o Plano de Arborização “Uberaba mais verde”, lançado nesta semana pela Secretaria de Meio Ambiente.