29/06/2023

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza 5° Congresso Regional da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove de 4 a 7 de julho o 5° Congresso Regional da Pessoa Idosa, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). O tema deste ano é "Longevidade com saúde e qualidade de vida".

O evento, online, será transmitido pelo canal no YouTube do projeto Portas Abertas, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site uberaba.mg.gov.br/seds. O público-alvo são pessoas da terceira idade, profissionais de saúde e de assistência social, pesquisadores, professores, alunos e demais interessados na área.

"Durante os quatro dias de evento, serão discutidos diferentes temas voltados à promoção do envelhecimento com qualidade de vida, considerando tanto aspectos da saúde física quanto mental. Será também um momento de exposição de políticas públicas exitosas", afirmou a chefe da Seção de Atendimento à Pessoa Idosa da Seds, Keroline de Melo Silva.

Médico assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, entre 1992 a 2013, Sérgio Márcio Pacheco Paschoal é um dos convidados. O médico falará sobre "Autonomia e independência do idoso". Paschoal também já foi coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo.

A promotora de Justiça aposentada Cláudia Freddo também está confirmada no Congresso. Ela abordará o tema "Idadismo", que é o preconceito em relação à idade. Já a professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) responsável pela disciplina de Fisioterapia Geriátrica, Lislei Patrizzi, tratará dos "Aspectos biológicos do envelhecimento humano: acompanhamento e implicações".

Outro destaque na programação é a palestra "Além do aposento: Buscando alternativas para viver essa nova etapa da vida", a ser ministrada pela presidente do Observatório de Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe), Marília Viana Berzins. Gestores públicos das cidades mineiras de Conceição das Alagoas, Formiga e Pirajuba também participarão do evento e compartilharão experiências nas políticas públicas para o idoso.

A programação completa do 5° Congresso Regional da Pessoa Idosa está disponível no site da Prefeitura de Uberaba.