16/03/2022

Governo reúne-se com Sindemu e apresenta índices de reajuste

O Governo Municipal, por meio das Secretarias de Administração (SAD) e Educação (Semed), e o Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu) sentaram-se à mesa de negociações, nesta quarta-feira, 16, para tratar do reajuste dos profissionais do magistério para o exercício de 2022.

À categoria foram ofertados 39,86% de ajuste no tíquete alimentação, que sairá de R$ 489,50 para R$ 685,00, e 12% nos salários, mesmos percentuais oferecidos aos demais servidores públicos municipais de Uberaba.

Contudo, aos 12% de reajuste nos salários serão aplicados, conforme o cargo, os índices necessários para chegar ao piso salarial nacional para os profissionais do magistério, proporcionalmente à carga horária trabalhada.

A reunião com os sindicalistas foi conduzida pelos secretários Sidnéia Zafalon (Educação) e Beethoven de Oliveira (Administração), com a participação do assessor-geral de Orçamento e Controle, Jorge Cardoso de Macedo, das assessorias jurídicas das duas Pastas, e também da equipe do Departamento de Gestão de Pessoal da Semed.

Conforme o titular da SAD, o reajuste salarial será retroativo a fevereiro. Ele lembrou que o Governo Elisa tem investido na valorização do servidor, liberando, por exemplo, as promoções e progressões e as férias-prêmio, algumas represadas desde 2002.

O Sindemu foi representado, na reunião, pela vice-presidente Ileuza Godoy de Araújo, pela 1ª secretária Maria Aparecida Dias Firmino e pelo assessor jurídico Frederico Fortes. Segundo eles, a proposta do Governo Municipal será levada à categoria em assembleia-geral.