23/11/2022

Desenvolvimento Social apresenta programa “Tá na mesa” em audiência pública

Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na noite de terça-feira (22), que debateu a insegurança alimentar, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) apresentou o programa “Tá na mesa”.

A iniciativa é uma parceria com as demais secretarias da Prefeitura.

O programa é um pacote de medidas destinado a garantir a segurança alimentar e nutricional da população uberabense, a partir de ações transversais e multissetoriais coordenadas pela Prefeitura. Secretarias e fundações vão desempenhar papéis competentes às suas responsabilidades originais, mas de forma articulada dentro do “Tá na mesa”.

Entre as ações previstas no programa, está a aquisição de hortifrútis para o Banco de Alimentos com recurso próprio. O aporte inicial é de R$ 200 mil. “Este ano de 2022 até novembro, arrecadamos, para o Banco de Alimentos, 73 toneladas, por meio de doações. Não tivemos recursos do Governo Federal para essa destinação”, apontou o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi.

O “Tá na mesa” também contempla criação de hortas e pomares urbanos, palestras nas escolas sobre alimentação saudável e rotulagem, ações de promoção à saúde para evitar a obesidade, além de iniciativas já implementadas como a inauguração do Restaurante Popular e outras em andamento, a exemplo do fortalecimento das doações ao Banco de Alimentos.

O programa vai envolver as secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), de Agronegócio (Sagri), de Educação (Semed), de Meio Ambiente (Semam), de Saúde (SMS), de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), de Comunicação (Secom) e de Administração (SAD), além da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI) e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

Audiência pública – A realização dessa audiência pública foi requerida pela vereadora Rochelle Bazaga e contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi, da chefe da Seção de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Márcia Gabriela, do representante do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG) Warles Rodrigues e da vereadora de Campo Grande, Camila Jara. Eles debateram as várias situações da alimentação em Uberaba e a necessidade de auxiliar, ainda mais, a população menos favorecida com meios de acesso à alimentação de qualidade e saudável.