04/10/2022

Questionário da Seplan sobre o Plano Diretor é lançado no site da PMU

A Secretaria de Planejamento (Seplan) colocou no ar, nesta segunda-feira (3), o questionário para que a população preencha o questionário e participe da Revisão do Plano Diretor Integrado (PDI), por meio do site da Prefeitura de Uberaba (portal.uberaba.mg.gov.br/). Basta clicar no banner para responder às questões que farão parte do diagnóstico sobre Uberaba, a fim de que sejam efetivamente elaboradas leis de encontro com a realidade das pessoas e suas necessidades.

O questionário é dividido em quatro seções com a identificação do cidadão, as vulnerabilidades e potencialidades do bairro e da cidade percebidas por ele, avaliação sobre comércio e serviços, infraestrutura, acessibilidade, etc. Na terceira seção estão as percepções e desejos em relação ao bairro e ao Município. E, por fim, a caracterização do local onde vive. “Vamos construir juntos essa revisão de forma democrática e transparente”, disse a titular da Seplan, Isabella Nascimento.

Segundo a secretária, paralelamente ao questionário, a equipe da Seplan está realizando reuniões com lideranças e nas escolas para que as crianças possam, por meio de diversas dinâmicas, demonstrar que tipo de cidade querem e precisam, dentro da realidade do bairro. “Conhecer o local onde as pessoas moram e suas necessidades permitirá que seja feita uma releitura dos territórios, de acordo com o Guia de Revisão do Plano Diretor, lançado em junho pelo Ministério de Desenvolvimento Regional”, disse.

Os questionários também serão aplicados nos bairros e durante a realização do projeto “Prefeitura Aqui”. A secretária explicou que esses são os primeiros passos, uma vez que, para a elaboração das propostas, serão necessários vários encontros, oficinas, audiências públicas e dinâmicas até chegar ao texto final do Plano Diretor, em 2023.

Nessa primeira fase, a equipe está fazendo uma releitura dos territórios e ouvindo a comunidade. Também é a oportunidade de familiarizar a população com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que vão permear a construção desse PDI.

Segundo ela, a equipe optou por setorizar Uberaba em nove regiões, agregando bairros, áreas de expansão, de proteção e vilas rurais ao centro da cidade. A partir daí, alertou, a Seplan irá analisar as demandas e sugestões, para serem eventualmente e, de forma técnica, incluídas nas propostas para o PDI.