Portal do servidor

Portal do servidor

menu

22/09/2022

Defesa Civil orienta população sobre cuidados com a volta do período de chuvas

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população sobre a importância dos cuidados em relação à volta do período de chuvas intensas. Nesta quinta-feira (22), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e Defesa Civil foram mobilizados devido à queda de árvores no bairro rural de Peirópolis, por conta das chuvas da madrugada.

 

As chuvas do início da tarde desta quinta-feira (22) somaram 24 milímetros em 40 minutos, com rajadas de vento de até 61 km/h, segundo a Defesa Civil. No Triângulo Mineiro, o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) continua com previsão de tempestades acompanhadas de vendaval e granizo miúdo.

 

O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, major BM Ronaldo Maximiliano Ramos Batista, orienta a população sobre a importância da limpeza das calhas e ajustes dos rufos para evitar o transbordamento de águas pluviais nas lajes. “Tomar cuidado com árvores na hora da chuva, evitar locais de enxurradas e transbordamento de leito de córregos são algumas das orientações que fazemos para evitar situações. No caso de ocorrências de danos, materiais ou humanos, por causa das chuvas intensas, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199”, ressaltou o major.

 

Outras recomendações da Defesa Civil é que a população evite o uso de aparelhos ligados a tomadas, como telefones e computadores e eletrodomésticos, bem como condutores de energia; não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento ou durante chuvas fortes; não estacionar carros próximo a torres de transmissão, árvores ou placas de propaganda; evitar dirigir em locais tomados pela água, pois ela impede a visibilidade de bueiros e buracos na pista.

 

A Defesa Civil orienta, ainda, se for pego desprevenido dirigindo em um temporal, o ideal é parar o carro em um local e esperar a tempestade passar. Se isso não for possível, manter a distância segura do veículo da frente, ligar o pisca-alerta para evitar colisões em freadas inesperadas, assim como evitar as ultrapassagens.

 

Em casos de acidente, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número de telefone 193.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.