19/09/2022

MEC divulga Ideb de 2021 dos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) – divulgou, sexta-feira, 16, o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021, o primeiro medido após o início da pandemia pelo novo coronavírus, que fechou escolas em todo o Brasil.

O Ideb é composto pelas notas dos estudantes de 5º e 9º anos na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado (nas disciplinas de Português e Matemática), e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.

Uberaba marcou 5,5 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,0 nos anos finais. Em 2019, último Ideb apurado, cujos dados foram divulgados em 2020, o Município alcançou 6,0 e 5,3, pontos, respectivamente.

Em geral, os números apontam pequena variação para mais ou para menos, tanto local, estadual e nacional, mantendo certa estabilidade. Em Minas, o Ideb dos anos iniciais saiu de 6,5 para 6, e dos anos finais, subiu de 4,6 para 5. Em todo o País, nos anos iniciais do Ensino Fundamental os pontos saíram de 5,9 em 2019 para 5,8 em 2021, e nos anos finais de 4,9 para 5,1.

“O Ideb 2021 é o retrato de um período extremamente atípico; na rede municipal, por exemplo, tivemos aulas totalmente remotas no primeiro semestre do ano e híbridas no segundo. Muitas escolas não atingiram o percentual mínimo de presença na prova do Saeb, o que impactou no resultado final”, avaliou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

Presença – Em Uberaba, das escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, oito não alcançaram a taxa mínima de participação: E.Ms. Uberaba, Adolfo Bezerra de Menezes, Urbana Frei Eugênio, Professora Stella Chaves, Professor José Macciotti, José Geraldo Guimarães, Santa Maria e Joubert de Carvalho e outras duas não fizeram a prova por não terem o número mínimo de alunos matriculados no 5º ano: E.M. Sebastião Antônio Leal e José Marcus Cherém, ambas na zona rural.

Já entre as unidades com anos finais, dez não conseguiram a meta mínima de presença: E.Ms. Norma Sueli Borges, Arthur de Mello Teixeira, Maria Lourencina Palmério, Professora Niza Marquez Guaritá, Uberaba, Urbana Frei Eugênio, Professora Stella Chaves, Professor José Macciotti, José Geraldo Guimarães e Santa Maria, além da unidade de campo, Sebastião Antônio Leal.

Conforme Sidnéia, os dados apurados pelo Ideb demonstram o impacto da pandemia na educação, retrato que já vinha sendo percebido na sala de aula. “Razão pela qual a Semed implementou uma série de ações, desde o início deste ano, voltadas à recuperação das aprendizagens”, afirmou.

Nessa relação estão o IAP, que é um projeto de Intervenção e Acompanhamento Pedagógico e o Napo (Núcleo de Atendimento Pedagógico Online), que oferta aulas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, via remota.

“Como bem colocou o ministro da Educação, Victor Godoy, o Ideb 2021 foi um grande desafio. A realização da prova foi exitosa, mesmo considerando que nem todas as escolas haviam retomado as aulas presencialmente”, pontuou Sidnéia, reforçando que o Governo tem compromisso com a educação pública de qualidade.