17/09/2022

Educação escolhe livros para o Ensino Fundamental em 2023

Prorrogado para segunda-feira, dia 19, o prazo para as Secretarias Municipais de Educação escolherem os livros que serão utilizados no Ensino Fundamental, pelos próximos quatro anos, a partir de 2023.

Todo processo de escolha é feito por meio remoto, via Sistema PNLD Digital, uma novidade implantada pelo MEC, este ano.

Os livros atenderão aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5°), nas áreas de Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Ciências, Matemática, entre outras.

Em Uberaba, a equipe de programas federais da Secretaria de Educação (Semed) assessora gestores e professores nos trâmites que permeiam todo o processo, que se iniciou com a análise dos livros, dentro de um guia digital, a escolha do modelo, unificado, por se tratar de uma rede, até a inserção dos dados no Sistema PNLD Digital.

Os docentes da rede municipal de ensino participaram da escolha junto aos gestores, como explicou a secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon, reforçando o perfil democrático e transparente da gestão. Os livros, que são distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), serão entregues até fevereiro de 2023, diretamente nas unidades de ensino.

Os livros físicos também terão, disponível, a versão no formato digital, outra novidade ofertada pelo MEC, contam as analistas de gestão educacional da Semed, Jacqueline Martins Barbosa e Maristela Rodrigues dos Santos Campos.

Inédito -  Para o ano letivo de 2022, a rede municipal de ensino adotou, pela primeira vez, livros didáticos para os alunos de Pré-II, medida que teve por objetivo enriquecer a prática pedagógica em sala de aula.

Intitulado “Mundo das Coisas – Educação Infantil”, o livro atende às turmas da rede municipal de ensino, assim como das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do Governo Municipal, por meio da Semed.

Os livros para os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, para os próximos quatro anos, serão escolhidos em 2023.