09/03/2022

Governo Municipal homenageia mulheres de destaque

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), homenageou mulheres que prestam relevantes serviços à sociedade uberabense, durante cerimônia de abertura da Semana da Mulher, nesta terça-feira (8). Com o tema "Nossa força tem muitos nomes", a programação do Município em celebração ao dia 8 de março segue até domingo (13).

Os certificados de reconhecimento foram entregues pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e pela secretária da Seds, Gicele Gomes, no anfiteatro do Centro Administrativo. “São todas mulheres que saem do conforto do seu lar, do lugar comum, para lutar pelos direitos das mulheres”,  ressaltou a secretária.

Entre as homenageadas estão as vereadoras da atual legislatura - Alessandra do Abrigo dos Anjos, Denise Max, Lu Fachinelli e Rochelle Gutierrez; a fundadora da Comunidade Terapêutica Feminina Casa Madre Tereza de Calcutá, Marta de Oliveira, e a idealizadora do Coletivo Menina Kairós, Maria Aparecida Ferreira Alves. O Coletivo promove o protagonismo de meninas de 12 a 16 anos por meio de atividades socioeducativas.

Também foram agraciadas a integrante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar, cabo Daniela Manso Ribeiro Cunha, e a servidora e enfermeira Ana Paula Costa Macedo, que atua há mais de dez anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para cabo Daniela, o reconhecimento é um combustível “para que a gente continue na luta árdua. Que nós saibamos do papel essencial que a gente tem na formação da nossa família, na mudança da nossa comunidade, da nossa cidade, no nosso país", disse a representante das homenageadas.

Conquistas - Durante a solenidade, a prefeita de Uberaba apresentou o Portal da Mulher, nova página que reúne os principais serviços oferecidos pelo Município ao público feminino. O endereço é portal.uberaba.mg.gov.br/mulher. Elisa listou conquistas durante a gestão, como o retorno do Centro Integrado da Mulher (CIM) para o prédio da Delegacia de Orientação e Proteção à Família, restabelecendo o fluxo de atendimento à vítima de violência doméstica.

O Governo Municipal também ampliou de oito para 20 o número de vagas em abrigos sigilosos para as vítimas e filhos. Outro avanço é a efetivação do programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, recurso silencioso de denúncia. Com apenas um "X" na palma da mão, a vítima pode pedir socorro em qualquer estabelecimento comercial participante em Uberaba.

Na área de empregabilidade e renda, o Município intensificou parceria com instituições de ensino qualificantes para ofertar cursos gratuitos a mulheres. Também criou o projeto “Pra Elas” -  inserção de varredoras sociais no mercado de trabalho. "Ser a primeira prefeita do nosso Município é uma responsabilidade imensurável. Mas também é imensurável o tamanho do legado que a gente pode deixar", resumiu Elisa.