Portal do servidor

Portal do servidor

menu

08/09/2022

Programa Alimentação Sustentável terá início em outubro com as parceiras da Semed

A Secretaria de Educação (Semed) lançou, no início deste mês, o programa Alimentação Sustentável: novos sabores para o município de Uberaba.

 

A ação tem a parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), organização sem fins lucrativos, e visa a substituição, uma vez por mês, da proteína de origem animal pela proteína vegetal, na merenda escolar. Inicialmente o programa será desenvolvido junto às Organizações da Sociedade Civil (OSCs), parceiras do Município.

 

“O programa foi apresentado às 24 OSCs e já estamos elaborando os cardápios para iniciar o programa em outubro”, informou a referência técnica da Seção de Alimentação da Semed, nutricionista Márcia Damasceno.

 

Márcia explicou que, inicialmente, a ação será desenvolvida por meio de um projeto piloto, mas havendo aceitação, objetivo é expandi-lo para as unidades de ensino da rede municipal. Na semana passada, profissionais da SVB ofertaram uma capacitação para as merendeiras, enfocando receitas com proteína vegetal e leguminosas.

 

Representantes da organização também ministraram palestra com o tema “Diversificando fontes de proteína na alimentação”, como parte da programação do 3º Encontro da Agricultura Familiar e Dia da Merendeira.

 

Segundo Márcia, a substituição da proteína animal pela vegetal, uma vez por semana, na alimentação escolar, já é implementada na rede pública de São Paulo desde 2011. Ela conta que a própria SVB procurou a Semed para apresentar a proposta; aliado a isso, a equipe da Seção já havia identificado a demanda por parte de alunos.

 

“Durante as visitas técnicas às unidades e das atividades de educação alimentar e nutricional, muitos alunos manifestaram interesse por uma alimentação diversificada”, disse Márcia, ao retratar o que foi observado pela equipe da Seção de Alimentação Escolar/Diretoria de Logística da Semed. 

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.