17/08/2022

Desenvolvimento Econômico visita Horto para apresentação de paisagismo do Centro de Inovação

Nesta quarta-feira (17), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, visitou o Horto Municipal, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, para conhecer o trabalho realizado pela equipe e ser apresentado ao projeto paisagístico do Centro de Inovação.

Também presente na visita, o secretário adjunto da Sedec, Arnaldo Luís da Costa Filho, e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), Cynthia Bessa de Souza. A equipe da Sedec foi recebida pelas servidoras do Horto Municipal, a chefe do Departamento de Paisagismo e Horto Florestal, Pâmella Cristina Pereira, e a chefe de Seção do Horto Florestal, Praças, Jardins e Paisagismo, Amanda Cristina Oliveira.

Segundo Ramos, a Sedec tem parceria com a Secretaria de Meio Ambiente em obras, como na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e nos Distritos Industriais, para a execução do paisagismo. “O Horto Municipal tem uma equipe competente que está desenvolvendo um projeto de melhoria no paisagismo do Centro de Inovação. O projeto também contempla mudas do viveiro da cidade de Pirajuba, que visitamos recentemente. O projeto ficou muito bom, e assim que começarem as chuvas a equipe do Horto se programará para realizar a revitalização no local”, contou.

De acordo com Pâmella Pereira, um dos trabalhos no viveiro é a colheita de sementes, produção de mudas e o fornecimento à população, além da manutenção de espécimes em áreas e prédios públicos.

“É feito um cadastro e o cidadão pode levar até três mudas e orientamos quanto ao plantio. Fazemos também o plantio e manutenção em rotatórias, canteiros centrais. Todas as mudas são de plantas nativas do cerrado”, explicou.

O Horto Municipal produz atualmente cerca de seis mil mudas por mês e a meta é produzir mais de 20 mil. Entre os principais espécimes produzidos estão ipê, oiti, bougainvillea, hibiscus, ipê mirim e quaresmeira.