11/07/2022

Secretaria de Obras amplia capacidade de realizar tapa-buracos

A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) terá mais uma equipe para a realização de tapa-buracos na cidade, a partir desta segunda-feira (11). Segundo o secretário da Pasta, Anderson Passos, isso será possível em razão da assinatura da Ata de Registros de Preços 001/22, na última terça-feira (5), pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), contratando a Construtora Nóbrega Pimenta. Os trabalhos começaram no bairro Leblon.

O contrato permitirá que os municípios integrantes do Convale, incluindo Uberaba, incrementem o serviço de conservação de pavimentos viários. A previsão é de aplicação de 24 mil toneladas de massa asfáltica em 12 meses.

De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento, com esse contrato será possível triplicar capacidade de aplicação mensal de pavimentação, saindo de 600 ton/mês para cerca de 1.800 ton/mês.

Nesse ano foram realizadas 892 ações de tapa-buracos na cidade, sendo 133 somente no mês de junho e 42, nos primeiros dias de julho. São utilizadas de 30 a 35 toneladas no tapa-buracos por dia com essas operações atualmente. Em junho, foram utilizadas 610,5 toneladas de massa asfáltica, em tapa-buracos de 41 ruas de 18 bairros. “Vale lembrar que esse tipo de serviço só não acontece aos sábados e domingos sem interrupções”, disse.

De acordo com Túlio, a expectativa é de que, além das três equipes de tapa-buracos próprias da Secretaria, sejam contratadas mais quatro dentro desse convênio para realizar o serviço nos bairros da cidade. “Isso vai alavancar muito esse serviço, atingindo os cinco setores da cidade, começando e terminando cada bairro”, afirmou.

Licitação – Enquanto esses serviços começam a ser prestados dentro do contrato do Convale, a Prefeitura de Uberaba publicou no Porta-Voz da última quarta-feira (6) o Edital de Pregão Eletrônico 109/22 para contratação de empresa para futura e eventual prestação de serviços de tapa-buracos, no valor estimado de R$ 2.909.160,00. “Quando esse processo for concluído, vamos avaliar qual das alternativas é melhor, para dar maior resolutividade ao serviço antes do início do período chuvoso”, concluiu Túlio Bento.