07/07/2022

Desenvolvimento Social busca fortalecimento da segurança alimentar

Em Belo Horizonte nesta quarta (6) e quinta-feira (7), o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi, conheceu o Restaurante Popular, Banco de Alimentos e uma das agroflorestas comunitárias da capital mineira. A visita ao Mesa Brasil Sesc também fez parte da agenda em busca de iniciativas para fortalecer a segurança alimentar em Uberaba.

No Restaurante Popular Herbert de Souza, o secretário adjunto conheceu a linha de produção, da chegada do alimento, armazenamento e preparo, até a refeição. O equipamento, inaugurado em 1994, é o primeiro dos quatro em Belo Horizonte. Com edital de concessão em andamento, uma das metas da Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba para 2022 é inaugurar o Restaurante Popular local. "Conhecer os desafios de perto nos coloca mais próximos da realidade", pontuou.

Herval também esteve no Banco de Alimentos de Belo Horizonte, onde o resíduo orgânico se torna compostagem para ser usada em praças públicas e hortas comunitárias. Em Uberaba, o equipamento fica no bairro Boa Vista e fornece, semanalmente, alimentos in natura para entidades do terceiro setor e famílias referenciadas pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O trabalho seguiu no Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício, e em uma das agroflorestas urbanas comunitárias de Belo Horizonte. O projeto integrado das secretarias de Meio Ambiente e Assistência Social locais tem o propósito de transformar áreas verdes degradadas em espaço protegido e produtivo. "Com certeza, é uma iniciativa que vamos estudar para implantar em Uberaba”, concluiu.