05/07/2022

Reforma do Mercado Municipal começa na próxima semana

Começa na próxima semana, as obras de reforma e revitalização do Mercado Municipal. As Secretarias de Serviços Urbanos e Obras e do Agronegócio fizeram um planejamento com a empresa Elis Construções, Terraplanagem e Transportes Ltda., de Goiânia-GO, para que o serviço aconteça com a presença dos permissionários no interior do imóvel, conforme eles desejam.

Os recursos para a obra, orçada em R$ 4.028.178,95, são oriundos de convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conseguido por meio de emenda parlamentar. O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado, lembrou que a luta é antiga para reformular o local. “É muito complicado sair de lá porque os boxes são todos estruturados, com equipamentos e mercadorias difíceis de retirar”, lembrou.

O empresário da Elis Construtora, João Ricardo Luz Passeto, acredita que será possível realizar as intervenções mesmo com os permissionários dentro do Mercado. "No entanto, em alguns momentos,  a alternativa será a mudança de horário para que possamos trabalhar sem eles lá dentro. Algumas etapas deverão ser realizadas aos poucos, com os corredores sendo fechados um de cada vez", disse. Passeto contou que os trabalhos vão começar pelo telhado, que precisa ser concluído até o início do período chuvoso, em meados de outubro.

A prefeita Elisa Araújo destacou a importância da garantia desse recurso, porque o maior temor era que Uberaba tivesse ainda que esperar mais tempo por essa importantíssima obra. “Não podemos nos esquecer do empenho de toda a equipe para resolver a parte burocrática do processo para que possamos entregar, dentro do cronograma, esse bem, remodelado e revitalizado, para a comunidade”, salientou.

Para o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, depois de anos de tentativas, coube ao governo Elisa Araújo alavancar recursos e licitar a tão sonhada revitalização do prédio, um dos principais pontos turísticos de Uberaba.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, apontou que o Mercado Municipal é um dos principais pontos turísticos de Uberaba. Ele considera que essa reforma vem numa  boa hora, momento em que o Governo Municipal tem investido bastante no Turismo, fortalecendo Uberaba, principalmente nesse momento pós-pandemia, com a retomada da economia do município.

O secretário da Sesurb, Anderson Passos, explicou que foram realizadas diversas reuniões, com a definição dos detalhes, porque “essa obra traz um desafio extra tendo em vista que o normal seria sua execução sem a presença dos comerciantes”.

Ele avaliou que inevitavelmente serão causados transtornos seja para os permissionários, seja para os frequentadores. Será construída uma estrutura  como se fosse uma bandeja para fazer a reforma do telhado, de forma que ninguém corra riscos embaixo. “Nenhum planejamento sobrevive ao contato com a realidade e na hora que a obra for iniciada certamente surgirão desafios para que seja concluída dentro do previsto.”

O cronograma prevê 10 meses de execução de reforma completa do sistema hidráulico-sanitário, da rede elétrica, telhado, piso nos corredores, instalação de um elevador, construção de caixa d’água com capacidade para 10 mil litros, espaço para ponto de apoio da PM, pintura geral do prédio e reforma do entorno do Mercado com novo pavimento, dentre outras coisas.