04/07/2022

Jovens em Ação: FETI e Uniube fecham parceria para levar feira empreendedora à Universidade

Representantes da Universidade de Uberaba (Uniube) estiveram na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Doutor Renê Barsam” (FETI), na última semana, para alinhar parceria relacionada ao projeto “Jovens em Ação”.

O projeto surgiu a partir da relevância do papel da FETI no combate ao desemprego de jovens entre 14 e 24 anos. “Jovens em Ação” integra o Programa de Ações do Planejamento Estratégico Municipal (Gestão 2021-2024), com gerência do professor Leandro de Araújo. Por meio do projeto, a FETI fomenta nos alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) e do Programa de Bem-Estar do Menor (Probem) a cultura do empreendedorismo, abrindo espaço para startups, tecnologia e inovação.

O projeto culmina na realização de uma feira empreendedora, que irá oportunizar negócios e conectar os jovens a empresários e investidores. A parceria com a Uniube consiste em levar o evento até a universidade, garantindo um espaço com maior visibilidade para os alunos da FETI, que vão apresentar seus projetos na feira. “Também é um espaço em que o público fala a mesma linguagem do nosso jovem. É ideal para esse encontro de pensamentos”, explicou a presidente da FETI, Sônia Manzan.

O diretor comercial da Uniube, José Renato Gomes, e o supervisor comercial Elder Árcega estiveram na reunião para alinhar as tratativas com a presidente da FETI. De acordo com José Renato, esta é uma política de relacionamento que a Universidade tem, visando levar o conhecimento e preparar as pessoas da melhor forma possível.

“Essa é a primeira de uma série de outras parcerias que podem vir pela frente. Destaco a função da FETI: os alunos da Fundação não querem terminar como jovens aprendizes, eles entendem que aqui é apenas a base, o pontapé para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Eles têm a mentalidade de que querem continuar crescendo e cursar uma universidade. Inclusive, sabemos que há um grande percentual dos meninos da FETI que são estudantes da Uniube”, afirmou José Renato. Em 2022, FETI e Uniube firmaram convênio para que associados e colaboradores da Fundação, e seus respectivos dependentes, recebam descontos nos cursos da Universidade, conforme o regulamento do programa Uniube Empresa.

A mostra empreendedora do projeto Jovens em Ação acontecerá ainda este ano, no segundo semestre, na Uniube, com apresentação dos alunos do NEJ e do Probem.