02/07/2022

Governo Municipal e UFTM dão a largada para Cefito e Farmácia Viva

Está dada a largada para a consolidação do Centro Nacional de Pesquisas em Fitoterápicos (Cefito) e da Farmácia Viva no município de Uberaba. Assinado nesta quinta-feira (30), entre o Governo Municipal e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Acordo de Cooperação Técnica e Científica tem esse objetivo. A solenidade aconteceu à tarde, no Auditório Esmeralda/UFTM, no Abadia.

No evento, a prefeita Elisa Araújo fez um cumprimento especial aos pesquisadores da UFTM e aos farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente quase quarenta profissionais atuando em 15 unidades. Ela falou também da equipe do Departamento de Assistência de Farmácia, com quase 60 profissionais, 26 deles técnicos em farmácia e profissionais de apoio. “É um time que fez mais de 246 mil atendimentos ao longo do ano passado”, elogiou a prefeita.

Além da chefe do Executivo, assinaram o acordo, com duração de 60 meses, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, e o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo. Após a assinatura, os presentes participaram da Roda de Conversa “Plantas medicinais e fitoterápicos: uma visão de futuro”, com explanação do professor Dr. Carlo José Freire de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa da UFTM.

Pelo acordo, o Cefito vai oferecer pesquisa científica, capacitação e medicamentos fitoterápicos que serão produzidos pela instituição para serem dispensados na rede de farmácia municipal de Uberaba. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar pessoal, equipamentos, conhecimentos, instalações, dados, bibliografia e outros recursos. Vai também viabilizar formulações de medicamentos fitoterápicos à população, manipuladas em seu laboratório, atendendo prescrições médicas.

Outro compromisso do Governo Municipal é manter o acompanhamento da evolução e avaliação médica em relação ao uso desses medicamentos, promover o controle e a rastreabilidade dos produtos e possibilitar a abertura de estágios para o desenvolvimento das pesquisas.