Portal do servidor

Portal do servidor

menu

05/04/2022

Vacinação contra o sarampo será liberada para o público infantil nesta quarta-feira

O Governo Municipal iniciará a vacinação contra o sarampo no público infantil na quarta-feira (6). A medida segue a determinação do Estado, que enviou uma nota técnica antecipando o início da aplicação no público infantil, já realizando a aplicação junto ao público de trabalhadores da saúde.

 

No Estado de Minas Gerais, a Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo tem como objetivo vacinar indiscriminadamente contra a doença os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

 

O sarampo é uma doença exantemática infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, em especial, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão acontece de pessoa a pessoa, através de secreções respiratórias, no período de seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após.

 

A referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, explicou que a vacinação contra o sarampo possibilitará interromper a circulação ativa do vírus, o que reduz a carga da doença, protegendo a população. "Além de que, com a vacinação, temos uma diminuição da sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo", pontuou.

 

A campanha de vacinação contra o sarampo acontecerá até o dia 3 de junho. As doses de rotina da vacina tríplice viral (D1 e D2) que coincidirem com o período da campanha de seguimento deverão ser reagendadas para 30 dias após a dose da campanha. Vale reforçar que mesmo que a criança já tenha tomado a vacina contra o sarampo é necessário que ela busque a Unidade de Saúde e tome a dose da campanha.

 

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.