20/06/2022

Governo Municipal atualiza cronograma de vacinação de sarampo, gripe e Covid

O Governo Municipal atualiza, por intermédio da Secretaria de Saúde, o cronograma de vacinação para esta semana em Uberaba. Estão sendo disponibilizadas à população doses das vacinas para a prevenção do sarampo, influenza e Covid-19.

Quanto à campanha de imunização contra o sarampo, no público-alvo estão crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, além dos trabalhadores da Saúde.

A campanha da influenza (gripe) segue para os Grupos Prioritários, que encaixam crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto, povos indígenas, professores do Ensino Básico e Superior, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores do setor portuário, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema privado de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Já a campanha da Covid, o público contemplado inclui crianças de 5 a 11 anos (D1 e D2), além do público acima de 12 anos a 50 anos (1ª dose/D1, 2ª dose/D2 e Dose de reforço 1/DR1). Estão relacionados também as pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da Saúde (D1, D2, DR1 e DR2) e os imunossuprimidos - D1, D2, DA e DR.

Feriadão. A vacinação disponibilizada no meio do feriadão de Corpus Christi, em três praças da cidade, conseguiu atingir público expressivo, com total de 1.192 doses aplicadas, das imunizantes contra gripe, sarampo e Covid.

O Vacina Aqui, na Praça da Abadia, ministrou 449 doses. Na Praça do Quartel (4º Batalhão da PM), foram 306 doses e, na Praça Rui Barbosa, o total de 437 doses foram aplicadas.

A campanha nas praças beneficiou os públicos prioritários na vacinação da influenza e sarampo, enquanto para a faixa acima de 12 anos foi ofertada a vacina da Covid.