14/06/2022

Uberaba começa a vacinar adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, nesta quarta-feira

O Governo Municipal de Uberaba começa a disponibilizar a terceira dose de vacinas contra Covid (primeira dose de reforço) em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, nesta quarta-feira (15). É o que informa a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientação da Saúde Estadual (SES-MG), baseada em nota técnica do Ministério da Saúde (Nº 35/2022-Secovid/GAB/Secovid/MS). A expectativa em Uberaba é de imunizar 26.930 adolescentes dessa faixa etária.

As doses enviadas pelo Ministério da Saúde para a ampliação da campanha de imunização para esse grupo específico estão com chegada prevista para esta terça-feira (14), conforme informado pela coordenação da Central de Vacinas SMS/Uberaba, que organiza a recepção, armazenamento e dispensação destes imunobiológicos.

Conforme a instrução do Ministério da Saúde, a terceira dose deve ser administrada somente quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário (D2). Os adolescentes devem ser imunizados, preferencialmente, com a vacina da Pfizer, independentemente do imunizante aplicado nas duas primeiras doses. Se houver indisponibilidade no Município, a Coronavac também poderá ser utilizada.

É importante ressaltar que os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também é válida para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

Para a vacinação, não custa lembrar, é solicitado documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o Cartão de Vacinas.