09/06/2022

Comitê de Equidade em Saúde avança com estratégias de melhoria no atendimento

Instituído oficialmente em maio pela Prefeitura de Uberaba, o Comitê Técnico Municipal de Promoção da Equidade em Saúde realizou sua segunda reunião nesta quarta-feira (8). Trata-se de colegiado criado pela Secretaria de Saúde com representantes de diversos setores da Pasta e de outros órgãos do Governo, de caráter consultivo e participativo, com o objetivo de discutir estratégias de promoção da equidade em saúde.

Entende-se que o princípio da equidade aponta as necessidades de grupos específicos, tais como a saúde da população negra, da população LGBTQIAP+, dos povos do campo, águas e florestas, população em situação de rua, ciganos, pessoas com deficiência, privados de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. É função do Comitê facilitar o acesso dessas populações aos serviços prestados pelo SUS.

“Nesta reunião de hoje, avançamos na formulação de propostas para a capacitação das equipes da Secretaria de Saúde, bem como a participação delas em ações voltadas às populações mais carentes desse avanço rumo à melhor equidade”, informou Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha, referência técnica de Enfermagem do Departamento Atenção Básica da Saúde e integrante do Comitê.

O Comitê de Equidade tem 17 membros, nomeados pelo titular da Saúde, Sétimo Bóscolo Neto. A participação no colegiado não é remunerada e é considerada serviço de relevância de interesse público.

Integram o Comitê de Equidade, além de representantes da SMS, funcionários indicados pela Fundação Cultural, Coordenadoria de Política LGBTQIAP+, Coordenadoria de Igualdade Racial, Secretaria de Desenvolvimento Social e Universidade de Uberaba.