06/06/2022

Censo Escolar 2021 aponta taxas de rendimento favoráveis na rede municipal de ensino

Dados sobre a 2ª Etapa do Censo Escolar 2021 apontam para taxas de rendimento favoráveis entre os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. Os índices apurados, considerando os anos iniciais do Ensino Fundamental, revelam que 97,8% dos alunos matriculados foram aprovados.

Já o percentual de reprovação chegou a 2,0% e de abandono a 0,2%, conforme dispõe o Censo Escolar 2021 (2ª Etapa).

Em relação aos alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal, o índice de aprovação é de 96,6%, chega a 3,1% em se tratando de reprovação, e a 0,3% quanto ao abandono. Em 2021, 18.096 alunos estavam matriculados nas escolas municipais que ofertam Ensino Fundamental.

A taxa de rendimentos não inclui os alunos da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo, em 2021, 8.834 e 193, respectivamente, matriculados na rede municipal de ensino.

Em função da pandemia pelo novo coronavírus, ano passado as Unidades de Ensino municipais mesclaram aulas totalmente remotas, no primeiro semestre, com o ensino híbrido, a partir do segundo semestre letivo.

Secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon avaliou que os resultados foram positivos especialmente em razão das ações de busca ativa implementadas pela rede municipal em 2021.

“Saímos à procura dos alunos faltosos, daqueles que não tinham constância na elaboração das atividades, acionamos os pais e responsáveis, enfim, fizemos uma força-tarefa”, lembrou a secretária.

Em outra frente, a Semed incentivou os alunos da rede a fazerem as avaliações externas: Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica – do Governo Federal), voltada aos alunos de 5º e 9º ano, e Simave (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública) que, por meio do Proeb (Rede Pública de Educação Básica), também faz avaliações censitárias de Língua Portuguesa e Matemática, de alunos do 5º e 9º ano.

“Nosso olhar é sempre voltado à oferta de um ensino de qualidade”, afirmou a secretária de Educação. Ainda de acordo com Sidnéia, “os desafios são muitos, mas acreditamos que há um esforço de todos para que possamos alcançar melhores resultados”.

Atualização – Desde o final de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o Sistema Educacenso para declaração de dados do Censo Escolar 2022.

Principal pesquisa estatística da educação básica no País, o censo, que é coordenado pelo Inep, conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e a participação das escolas públicas e privadas instaladas em todo território nacional.