28/04/2022

Educação estabelece metas para 2022 na rede municipal

As metas da rede municipal de ensino para o ano de 2022 foram construídas de forma coletiva, em ação proposta pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), nesta quarta-feira (27), por meio de encontros formativos com os gestores das unidades escolares.

As atividades foram abertas pela secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, sendo conduzidas pelas assessoras pedagógicas da Pasta, Adriene Cristina Pontes Alves Silva e Carina Beatriz Nascimento. Participaram os gestores dos Cemeis e das escolas municipais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

As metas foram construídas após apresentação das diretrizes dos Planos Decenal Municipal de Educação (PDME) e de Gestão/Semed 2021/2024 colocados aos gestores dos Cemeis e das escolas.

“Ofertar educação de qualidade, de maneira equânime a 100% dos alunos da rede municipal, assegurando os processos de ensino-aprendizagem, são nossas metas para o ano em curso”, assegurou Sidnéia.

A secretária acrescentou que as metas serão desenvolvidas na perspectiva do acolhimento, da comunicação eficaz, da conectividade e da sustentabilidade, em toda rede municipal, respeitando as peculiaridades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Este é o segundo ano consecutivo que a Semed reúne os gestores das 75 unidades de ensino da rede municipal para discussão e fechamento das metas escolares. Atualmente, a rede tem mais de 27.710 alunos matriculados nas 38 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e 37 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Conforme ressaltou Adriene Cristina, as metas da Educação foram construídas de modo coletivo respeitando o contexto da gestão democrática. Carina lembrou que as metas vão nortear a avaliação de desempenho na rede.

“As metas foram construídas com a contribuição de cada um de vocês”, disse Sidnéia aos gestores, pontuando que são eles que vivem o dia a dia das unidades de ensino.