19/04/2024

Vacina da dengue é ampliada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Uberaba

A partir de segunda-feira (22), a vacinação contra a dengue em Uberaba será ampliada para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A ampliação segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), informa a Prefeitura.

A Secretaria de Saúde reforça que para vacinar é importante apresentação da caderneta de vacinação e documento pessoal com foto. Crianças e adolescentes, além de documento pessoal, devem estar acompanhados dos pais ou responsável.

A campanha de vacinação contra a dengue em Uberaba foi iniciada no dia 8 de abril, para crianças de 10 e 11 anos.

“É muito importante essa ampliação dos públicos. Contamos com a colaboração dos pais e responsáveis e orientamos que busquem pelas unidades de saúde mais próximas de suas residências para que essas crianças e adolescentes recebam a vacinação”, destacou a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). À medida que as doses forem chegando, o Município irá, de forma crescente, ampliando as idades, de acordo com essa faixa etária.

Confira abaixo os locais de vacinação:

Horário : 8h às 16h
- Centro de Saúde Eurico Vilela
- ⁠Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism)
- UMS George Chiree - (Alfredo Freire)
- ⁠UMS Maria Tereza (Nossa Senhora de Lourdes)
- ⁠UMS Luiz Meneghello (Volta Grande)

- UMS Aluízio Prata (Elza Amui)
- ⁠UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo)
- ⁠UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês)
- ⁠UMS Valdemar Hial Junior (Tancredo Neves)