15/03/2023

Uberaba rumo à consolidação como primeiro polo gás-químico e de biocombustíveis do Brasil

Foto: Divulgação

“Demos mais um passo para consolidar Uberaba como o primeiro polo gás-químico e de biocombustíveis do Brasil, com a proposta de criação de uma frente nacional de coalizão”.

A afirmação é da prefeita Elisa Araújo que iniciou, nesta quarta-feira (15), extensa agenda em Belo Horizonte para tratar de assuntos relacionados ao gasoduto e investimentos que poderão vir na sua esteira, como planta de amônia, termelétrica e outras empresas que dependem do gás para produção, gerando emprego e renda para a população de Uberaba e região.

Esse grande movimento é uma política de Estado que tem apoio da Fiemg e Governo de Minas, que aderiram à proposta da frente em prol do desenvolvimento econômico de Uberaba e região e de outros estados que poderão se beneficiar do gás.

"Entendemos que esse é um projeto muito importante para a nossa cidade e por isso faz parte dessa frente", salientou Elisa, que participou de reuniões na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e no Centro Administrativo do Governo Mineiro, nas quais também estava o ex-ministro Anderson Adauto.

AA tem intermediado as negociações entre Uberaba e o Governo Federal. Os próximos passos serão os avanços para elaboração dos protocolos de intenções das empresas interessadas em investir nesse projeto, sendo âncoras que atrairão o investimento do gasoduto.

A prefeita informou que, nesse sentido, o Governo Mineiro está organizando junto às empresas interessadas, que estiveram presentes às reuniões, tratativas para sua instalação, dentro dos aspectos legais, regramentos e benefícios do Estado. "Dessa forma, damos mais um passo na concretização desse projeto que a comunidade espera há muito tempo. Esse é um momento importante de realidade, onde se concretiza mais um passo. Com a assinatura desses protocolos, certamente, esse projeto receberá a celeridade e a robustez que esse investimento merece”, concluiu.

A comitiva uberabense é composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e pela assessora de Assuntos Regionais, Renata Lúcio, além dos vereadores Almir Silva, líder do Executivo na Câmara, e a vice-presidente do Legislativo, Luciene Fachinelli.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe e sua equipe, juntamente com o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Joaquim Maia, além de representantes de empresas ligadas ao setor, participaram das reuniões.

O grupo também esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Passalio de Avelar, e com o diretor de Atração de Investimentos na Invest Minas, Ronaldo Barquette, além de representantes da EC BIO e TGBC.