WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

10/06/2022

Serviços Urbanos e Meio Ambiente trabalham no manejo das árvores da Avenida Alexandre Barbosa

Foto: Divulgação

Atendendo a solicitações da população e de vários vereadores, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) iniciou nesta quinta-feira (9) o trabalho de poda e supressão de árvores no canteiro central da Avenida Alexandre Barbosa. O serviço está sendo realizado após avaliação técnica da Secretaria de Meio Ambiente, que constatou o fim do ciclo biológico de algumas e comprometimento de outras.

 

“Esse trabalho na Alexandre Barbosa, a exemplo de outros locais, vai melhorar a iluminação da avenida, além de reduzir as frondosas copas que já estão atingindo alguns imóveis”, disse o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento. Segundo ele, também está sendo recomposto o piso do canteiro central da via, melhorando assim a mobilidade no local.  

 

No início dos trabalhos de poda das árvores, a empresa que presta serviço à Sesurb verificou que uma Sete Copas estava muito danificada, quando a equipe da Secretaria do Meio Ambiente foi acionada para avaliar o espécime. Segundo o biólogo da Pasta, Paulo César Franco, os técnicos constataram severo comprometimento fitossanitário, em decorrência de sucessivas podas inadequadas realizadas ao longo dos anos, para desobstruir e garantir a segurança da rede elétrica. “Isso levou a árvore a crescer de maneira irregular, afetando sua arquitetura de copa. Além disso, muitas podas não levaram à adequada compartimentalização (cicatrização) o que favoreceu a entrada de patógenos e, principalmente, a entrada de água da chuva. Com o passar do tempo, a árvore apodreceu por dentro, comprometendo a saúde do espécime”, explicou o biólogo.

 

Paulo César ainda lembra que as árvores plantadas ao longo da Avenida Alexandre Barbosa são inadequadas para aquela via. “Esse é um problema que será abordado no “Uberaba Mais Verde”. Mas o novo Plano de Arborização precisa ter a participação ativa da população, que é convidada a opinar e apontar os principais problemas quanto à arborização urbana e as medidas mais indicadas para essa adequação. O Plano de Arborização, que está em fase de elaboração, vai determinar como fazer a reposição dos espécimes que forem suprimidos.”

 

O questionário está disponível em https://portal.uberaba.mg.gov.br/. Para participar é só clicar no banner verde e responder às perguntas.

OUTRAS NOTÍCIAS