08/09/2022

Seplan promove primeiros encontros para a revisão do Plano Diretor

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (9), a partir das 15h30, a Secretaria de Planejamento promoverá reunião com os membros da Comissão para Coordenação de Trabalhos para a Revisão do Plano Diretor, a fim de traçar as diretrizes do trabalho. “Num primeiro momento, a equipe da Seplan traçou as estratégias para organizar as etapas, para construirmos com a sociedade essa revisão de forma democrática e transparente”, destacou a titular da Seplan, Isabella Nascimento.

Segundo ela, a equipe optou por setorizar Uberaba em nove regiões, agregando bairros, áreas de expansão, de proteção e vilas rurais ao centro da cidade. Além do contato direto com as comunidades, também na sexta-feira, às 9h, haverá a primeira reunião com lideranças dos bairros inseridos do Setor 1. A partir daí, alertou, a Seplan irá analisar as demandas e sugestões, para serem eventualmente e, de forma técnica, incluídas nas propostas para o PD. Fazem parte desse grupo os bairros Abadia, APA Norte, Boa Esperança, Boa Vista, Chácaras Bouganville, Costa Teles, Estados Unidos, Fabrício e Leblon.

Compõem essa Comissão, além da Seplan, as secretarias de Meio Ambiente (Semam), Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Defesa Social (SDS), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Conphau), Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba (Codau) , Câmara de Vereadores, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade de Uberaba (Uniube), Universidade de Brasília (Unibrasília), Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Observatório Urbano, Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Sindicato do Comércio (Sindicomércio), Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Associações de Bairros de Uberaba (Fabu), Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu) e Grupo Centro Forte.

“Prefeitura Aqui” - A Seplan vai ainda realizar encontro com a comunidade do Residencial 2000 durante o “Prefeitura Aqui”, que acontece neste sábado (10). A dinâmica consiste em dividir os moradores em grupos, para que possam passar à equipe técnica informações práticas sobre a estrutura do bairro, uso e ocupação de áreas, pontos vulneráveis e potencialidades.

Para a secretária Isabella, conhecer o local onde as pessoas moram e suas necessidades permitirá que seja feita uma releitura dos territórios de acordo com o Guia de Revisão do Plano Diretor lançado em junho pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.

“Esses são os primeiros passos, uma vez que para a elaboração das propostas serão necessários vários encontros, oficinas, audiências públicas e dinâmicas até chegar ao texto final do Plano Diretor”, explicou.

Essa primeira fase consiste na releitura dos territórios e ouvir a comunidade. Num segundo momento, serão traçadas as diretrizes e propostas fundadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Elas compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Depois do Diagnóstico e da elaboração de diretrizes e proposições, será realizado o processo de elaboração da nova Lei do PD e complementares, em meados de junho do próximo ano, com previsão de aprovação pela Câmara Municipal em outubro de 2023.