ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
14/11/2024
Foto: Codau
A Prefeitura de Uberaba, por intermédio da Secretaria de Planejamento (Seplan), promoveu nesta quarta-feira (13) Audiência Pública sobre as alterações da Lei Complementar nº 529 de 24 de junho de 2016 que “Institui o Plano Diretor do Complexo Ecoturístico da Margem Uberabense do Rio Grande”.
A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, considerou a audiência bastante produtiva.
Segundo ela, as mudanças na legislação, por meio de projeto de lei complementar que será encaminhado à Câmara para aprovação, procuraram trazer vários benefícios para atração de novos investimentos nos setores de turismo, lazer, esportes, náutica e ambiental, de forma integrada com os planos Diretor e de Mobilidade, dentro do conceito do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes.
Isabella destacou que a lei prevê melhorias das margens do rio Grande, sendo propostas três áreas: uma praia pública, configurando um espaço de lazer nos finais de semana; um setor reservado para esportes náuticos e outros para esportes em geral, e centros de cultura e lazer.
“Uberaba realmente precisa ter um lugar que seja acessível a todos que queiram desfrutar das belezas das paisagens ao longo do lado mineiro do rio Grande”, disse.
De acordo com a superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Ana Luísa Bilharinho, a revisão da Lei 529 de 2016 cria o complexo turístico das margens uberabenses do rio Grande, com a nova chancela do Geoparque. A proposta prevê que o complexo ecoturístico terá nova setorização com áreas de preservação e, nas áreas a serem exploradas índices mais flexíveis.
Ana Luísa explicou que o complexo deve ser atrativo para a população, com acessibilidade, podendo ter restaurantes, resorts e outros tipos de ocupação. A superintendente ressaltou que a Audiência foi o pontapé inicial para desenvolver essa área às margens do rio Grande, tendo inclusive a participação do público no local e, através da Internet, por meio do encaminhamento de propostas. Todas as perguntas foram respondidas e as sugestões serão analisadas e muitas acatadas para melhorar a lei.
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h