ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
14/11/2024
Foto: Divulgação
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) promove uma série de atividades nas escolas e Cemeis, reforçando o compromisso com a educação antirracista e a valorização da diversidade cultural. Por meio de oficinas, palestras, contação de histórias e atividades lúdicas, as escolas municipais envolvem os alunos em ações que destacam a história e a influência afro-brasileira e indígena na cultura nacional.
No Cemei Profª Eunice de Sousa Pühler, as atividades tiveram início em 11 de novembro e seguem até o dia 22. Os alunos participam de oficinas sobre a história africana, desfiles, criação de painéis temáticos e contação de histórias, proporcionando uma introdução à cultura africana e suas contribuições para a sociedade brasileira.
A E.M. Madre Maria Georgina organizou a Semana da Consciência Negra com uma programação diversa. No dia 26 de novembro, às 10h, a poetisa Luciene Oliveira participa de um Slam, uma atividade de expressão por meio da poesia falada. No dia 28, entre 7h e 9h, os alunos terão uma oficina de turbantes com Ivete Maria de Jesus. A programação se encerra no dia 29, às 8h, com uma palestra ministrada por Wanderson Maia, que abordará a importância da consciência negra no Brasil.
O Cemei Profª Joana Darc Campos Oliveira realiza, no dia 19, a culminância do Projeto Cultura Afro-brasileira, que reúne crianças de 1 a 5 anos em uma série de atividades que incluem contação de histórias, canções, confecção de instrumentos de origem africana e brincadeiras tradicionais. Dentre as histórias trabalhadas estão “O cabelo de Lelê” e “Meu crespo é de rainha”, além de canções e vídeos que celebram a diversidade e o respeito às diferenças.
No Cemei Aparecida Conceição Ferreira, o foco é a valorização das culturas indígena e africana. O projeto apresenta aos alunos aspectos do folclore brasileiro, da cultura indígena e, em seguida, das tradições afrodescendentes, como músicas, danças e brinquedos. Os alunos também conheceram artistas plásticos brasileiros como Tarsila do Amaral e Berenic Bere, em um trabalho que envolve a comunidade escolar.
Na E.M. Profª Terezinha Hueb de Menezes, a programação inclui a Feira de Conhecimentos no dia 22, o encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no dia 26, e uma celebração do Dia da Consciência Negra, no dia 29. Em dezembro, entre os dias 6 e 8, a escola também participará de uma ação humanitária em parceria com o Mosaico da Saúde e alunos de Medicina da Uniube, oferecendo atendimentos à comunidade.
Na E.M. Bezerra de Menezes, o Projeto Resgatando a Ancestralidade ocorrerá no dia 18, com oficinas de cuidados com o cabelo crespo, tranças, capoeira e hip-hop. No dia 19, haverá desfiles afro com os alunos do turno matutino e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de apresentações musicais e de dança com o Grupo Identidade Negra.
"Essas ações são parte de um esforço da Semed e das escolas para conscientizar as novas gerações sobre o respeito e a valorização das raízes culturais que compõem a identidade brasileira. A programação do Mês da Consciência Negra tem o objetivo de promover o entendimento e o respeito e reforçar o papel da educação na construção de uma sociedade inclusiva e justa para todos", destacou a diretora de Ensino da Semed, Eliana Pereira.
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h