01/06/2022

Semam promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Freepik

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) preparou uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho -, com ações distribuídas ao longo do mês. Nesta quinta-feira (2), equipe da Semam vai participar da Conferência do Meio Ambiente, organizada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), em oficina de coleta seletiva com alunos da rede municipal. A atividade acontece no Parque das Barrigudas (Univerdecidade), onde serão abordados temas sobre resíduos da construção civil, massa verde, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, bem como seus impactos no meio ambiente e suas corretas destinações.

“Uma das grandes preocupações ambientais atualmente é promover descartes corretos de resíduos sólidos, assunto em destaque na Conferência e a ser trabalhada, durante a oficina, pela equipe da Semam, sob a coordenação da Seção de Educação Ambiental, chefiada pela servidora Victória Caroline Silva das Virtudes.

Dentre as várias atividades programadas, algumas serão desenvolvidas em parceria com o Praça Shopping e apoio da FMC Química do Brasil Ltda. Nos dias 3, 10 e 15 de junho, das 14h às 15h30, será a vez dos alunos da Escola Municipal Uberaba participarem com uma oficina e bate-papo sobre vários temas relativos ao meio ambiente.

“Durante a dinâmica, os alunos irão produzir pinturas que ficarão disponíveis em murais expostos no Shopping para que os usuários do local possam apreciar e refletir sobre o meio ambiente como responsabilidade de todos”, salientou. No último dia, será a vez de agentes do Meio Ambiente que atuam na rede municipal como multiplicadores de ações voltadas para a responsabilidade ambiental.

Para a véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semam organizou uma Trilha Ecológica Urbana. O evento terá início às 8h de sábado (4), com a concentração dos participantes em frente ao Praça Shopping.

Durante o trajeto serão abordados temas de relevância socioambientais, como mata ciliar, descartes irregulares, abastecimento e uso racional dos recursos hídricos, arborização urbana entre outros. “Para percorrer a trilha, os participantes devem utilizar calçados e roupas confortáveis, levar suas garrafas de água e usar protetor solar”, lembrou Victória Caroline.

A experiência será repetida na segunda-feira (6) com alunos do 9º ano da Escola Municipal Uberaba.