ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

26/05/2025

Segundo LIRAa aponta queda no índice de infestação do Aedes aegypti em Uberaba

A imagem mostra uma visão ampliada de um mosquito  com longas pernas e um probóscide para se alimentar.

Foto: Freepik

O segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 aponta para redução significativa no comparativo com a mostra anterior. De acordo com dados apurados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, Uberaba caiu para 3% de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ante os 8,1% do primeiro LIRAa do ano.

 

O resultado do LIRAa, divulgado nesta segunda-feira, 26, pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, via Centro de Controle de Endemias e Zoonoses, assinala para médio risco de transmissão das arboviroses. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 19 e 23 de maio, em 8.604 imóveis, por meio do trabalho de cerca de 200 agentes de endemias. 

 

“As ações desencadeadas pelo município para combate ao Aedes aegypti, em conjunto com a população, apresentaram uma redução substancial do índice. Entre elas, estão a intensificação das visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), a contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) orientando a população, o incremento do fumacê nos locais com maiores índices e o mapeamento com drones nas áreas de risco e combate ao mosquito”, destacou o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, reforçando que o trabalho deve continuar. 

 

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes aegypti.

 

De acordo com o resultado apurado, as regiões com maiores índices de dengue foram Alfredo Freire, Novo Horizonte, Recanto das Torres, Villagio Di Fiori, Fabrício, Jardim das Palmeiras, Jardim Espírito Santo, Jardim Nenê Gomes, Jardim São Bento, Tancredo Neves, Vila Militar, Boa Vista, Estados Unidos, Frei Eugênio e Guanabara.

 

Os principais locais dos focos continuam sendo dentro das residências, em pequenos reservatórios móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais, pequenos depósitos de água, lixo, entulho e outros materiais inservíveis e, portanto, passíveis de descarte.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.