07/06/2022

Secretaria do Meio Ambiente continua com atividades de educação ambiental essa semana

Foto: Divulgação

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5, equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou na manhã desta segunda-feira (6), em parceria com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), a segunda Trilha Ecológica Urbana com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Uberaba. Outras atividades estão programadas ao longo do mês.

O titular da Semam, Edno César da Silveira, abriu a atividade fazendo preleção sobre o meio ambiente, bem como o papel e a responsabilidade que cada um, em especial os jovens estudantes, têm na preservação e conservação dos recursos naturais, começando dentro de casa, com atitudes simples tais como, a separação adequada do lixo, reciclagem e economia de água.

A caminhada teve início na Praça Parque das Cidades, em frente ao Praça Shopping Uberaba, seguindo pelo Parque Linear João Gilberto Ripposati até o Parque Netinho Guaritá – Mirante Uberaba, finalizando  no Parque das Barrigudas.

Durante o trajeto foram abordados temas de relevância socioambiental, como mata ciliar, descartes irregulares, abastecimento e uso racional dos recursos hídricos, arborização urbana, entre outros. As informações recebidas serão multiplicadas com os colegas que não estiveram presentes na trilha, assim como com os familiares.

Com o objetivo de engajar os  jovens nos debates e políticas ambientais do município de Uberaba, o secretário convidou alunos e professores para participarem, como ouvintes, das reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental APA do Rio Uberaba.

Para realizar as trilhas, a Semam contou a participação da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, o que garantiram a segurança de todos.

Toda a programação, que será desenvolvida ao longo do mês em comemoração à data, é organizada e coordenada pela Seção de Educação Ambiental da Semam. De acordo com a chefe do setor,  Victória Caroline Silva das Virtudes, muitas outras atividades vão acontecer, com apoio e parcerias da Codau, do Praça Shopping Uberaba, da FMC Química do Brasil Ltda. e do restaurante de fast food McDonald’s.