04/08/2022

Secretaria de Educação inaugura biblioteca comunitária no CREI

Foto: Freepik

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai inaugurar, nesta sexta-feira (5), biblioteca comunitária no Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI). Também serão apresentadas à comunidade as novas instalações da unidade, agora no bairro Fabrício. O evento será às 10h, na sede do Centro de Referência, na Rua Equador, 49.

A biblioteca leva o nome de Bethânia Rufato Ferreira, psicóloga da unidade vítima de câncer em 2020. O acervo conta com 1.290 obras catalogadas, entre livros infantis e para adultos, obras técnicas e materiais de referência na educação inclusiva. Para pegar o livro emprestado, é preciso se tornar sócio da biblioteca. Os documentos necessários são: documento de identificação com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4. Cada usuário pode pegar até três exemplares emprestados, por 15 dias, renováveis por mais 15.

Desde fevereiro deste ano, o CREI funciona no bairro Fabrício para melhor atender às crianças e adolescentes da rede municipal com algum tipo de deficiência, dificuldade na aprendizagem ou altas habilidades. O imóvel cedido pelo Governo de Minas conta com 14 salas para atendimento em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, neuropsicopedagogia e estimulação sensorial, motora e visual.

Até então, a unidade funcionava em um espaço adaptado no Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea) Boa Vista. Para a chefe do Departamento de Atenção Inclusiva da Semed, Maria Afonsina Rodrigues da Cunha, o local não era apropriado para o atendimento clínico prestado pelo CREI, principalmente em função de o Cemea ser também um centro esportivo.

"Agora, sim, temos um lugar adequado para os atendimentos clínicos do CREI, com silêncio, acessibilidade e salas amplas e arejadas. Ganha a comunidade com a nova sede e com a inauguração da biblioteca comunitária", pontuou Afonsina.

Atualmente, 163 alunos da rede pública são acompanhados pelo Centro de Referência em Educação Inclusiva e mais de 1.000 atendimentos são realizados mensalmente.