ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

26/09/2023

Projeto-piloto do polo gás químico de Uberaba é apresentado em Brasília

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (26), o projeto-piloto de Uberaba para o programa “Gás para Empregar” foi apresentado em uma audiência no Ministério de Minas e Energia. Na ocasião, foi exposto o andamento do projeto junto a empresas e investidores, além do status de desenvolvimento da iniciativa.

 

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos; assim como o ex-prefeito e ex-ministro Anderson Adauto; e o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade. O grupo foi recebido pelo secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes. Também participaram empresários e líderes classistas.

 

O titular da Sedec, Rui Ramos, explicou que foi apresentada toda capacidade logística de Uberaba, além do já existente Distrito Industrial III, principal polo de fertilizantes da América do Sul. “O secretário Pietro Mendes nos chamou atenção para um dos gargalos da iniciativa, que seria comprovar que haverá consumo para o gás em Uberaba e nós conseguimos mostrar todo o potencial da cidade. O projeto é de médio a longo prazo, não é curto, por isso, é importante haver uma ação do Governo Federal, envolvendo inclusive a Petrobrás, para ser possível levar o gás até Uberaba com qualidade, pressão, volume e preço competitivo”.

 

Durante a apresentação, Anderson Adauto destacou todo o trabalho já realizado junto a empresas e instituições, para trazer força e credibilidade para o projeto-piloto. “Estamos encorpados, temos agora a Yara Fertilizantes, que é a maior do mundo, junto com setor sucroalcooleiro, exatamente pela capacidade deles e pelo biometano que vão trazer para o projeto, e os pequenos produtores, através das cooperativas”, disse.

 

“Nós acreditamos na possibilidade de trazer cerca de 150 mil pequenos agricultores que utilizam amônia e ureia para que, junto com esses grandes investidores, e agora com essa operadora de primeira linha, que é a Yara, possamos desenvolver esse projeto”, afirmou Anderson. Outro ponto destacado pelo ex-ministro é que o projeto-piloto de Uberaba também irá colaborar para que o gás seja interiorizado no país. Ele também pontuou que o projeto está sendo pautado em estudos técnicos e que as tratativas seguem em desenvolvimento acelerado.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.