Prefeitura lança operação ExpoZebu Segura

Foto: Arquivo

Em continuidade às ações de segurança pública no Município, a Prefeitura de Uberaba realizará a operação ExpoZebu Segura, de 26 de abril a 6 de maio, durante a 89ª ExpoZebu, que acontecerá no Parque Fernando Costa. O objetivo é intensificar o policiamento, vigilância e proteção, por meio do programa Uberaba Segura.

Essa é uma iniciativa da Secretaria de Defesa Social (SDS), Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) e Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

A tropa operacional da Guarda Civil Municipal estará a serviço, no período, com o uso das 27 viaturas, armamentos, serviços de patrulhamento específicos, como a Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal de Uberaba (Romu), canil da GCM e ainda a unidade móvel equipada com sistema de monitoramento de segurança inteligente, em parceria com a Codiub, com operadores 24 horas das câmeras do programa Uberaba Segura.

Segundo o superintendente de Defesa Social, Carlos Alberto Barbosa Siqueira, o trabalho é constante e desde que entrou em funcionamento, em 2020, o Uberaba Segura não ficou inoperante nenhum dia. “Uma das funções da Guarda Civil Municipal é prestar apoio às Polícias e isso reflete nos nossos números. Em 2023 e 2024, tivemos 147 ocorrências de apoio à Polícia Militar, 128 ocorrências de apoio à Polícia Civil, 17 de apoio à Polícia Federal”, relatou Barbosa.

As câmeras do Uberaba Segura ainda registraram 30 ocorrências de apoio em acidentes de trânsito e auxiliaram na recuperação de 24 veículos em 2023 e 2024. O superintendente de Defesa Social ressaltou ainda que mais de 20 motocicletas foram identificadas pelas câmeras dentro da Operação Rolezinho.

Na operação ExpoZebu Segura, o entorno do Parque Fernando Costa receberá quatro pontos de monitoramento, estrategicamente posicionados, que irão permitir melhor observação e garantir mais segurança.