ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

03/08/2023

Prefeitura investiga denúncia de atividade remunerada durante licença médica

Foto: Freepik

Inquérito administrativo instaurado pela Prefeitura, por meio da Controladoria-Geral do Município de Uberaba (CGM), a partir de denúncia recebida em maio deste ano, resultou em mandados judiciais de busca e apreensão cumprido na manhã desta quinta-feira (3) em residência, consultório particular e repartição onde servidor público é lotado.

 

A suspeita é de exercício de atividade profissional durante licença de saúde remunerada. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Cível, nos autos de produção antecipada de provas a pedido da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Uberaba.

 

Conforme a denúncia anônima, registrada na Ouvidoria-Geral do Município em maio, o investigado estava afastado há quase um ano por motivo de saúde, mas exercia atividade privada similar à função pública. A partir da denúncia, a CGM instaurou inquérito administrativo e comunicou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) acerca do caso, para apoio na produção de provas.

 

Durante o mandado de busca e apreensão, cumprido nesta manhã, foram apreendidos celular, notebook, CPU (Unidade Central de Processamento), pen drive, agendas, caderno, recibos de atendimentos particulares e outros documentos relacionados ao objeto da investigação. Também foi realizada a cópia de arquivos encontrados em computador usado pelo investigado na repartição pública onde é lotado.

 

O Estatuto do Servidor (Lei Complementar nº 392/2008) veda o exercício de atividade remunerada no curso da licença por motivo de saúde, sob pena de interrupção da licença, com perda total do vencimento. Conforme a controladora-geral do Município, Júnia Camargo, as provas técnicas obtidas subsidiarão a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em face do servidor, caso se confirme os indícios do ilícito, com vistas à aplicação das penalidades cabíveis. 

 

"Além da restituição aos cofres públicos, o servidor estará sujeito à perda do cargo público. Sobretudo, esperamos que eventuais desdobramentos deste caso sirvam como alerta aos servidores que insistem em exercer atividade remunerada durante o gozo de licença para tratamento da saúde", destacou Camargo.

 

Além da responsabilização administrativa, o servidor está sujeito a responder civilmente e criminalmente pelo ato. "Trata-se de mais um exemplo da importância da articulação que deve haver entre as instituições públicas, voltada a consolidar a cultura da integridade no trato do patrimônio público”, afirmou o titular da 15ª Promotoria de Justiça, José Carlos Fernandes Junior. As apurações tramitam em sigilo.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.