22/08/2023

Prefeitura e parceiros levam teatro às escolas para prevenir incêndios rurais

Foto: Divulgação

Abertas ontem (dia 21), na Escola Municipal Frederico Peiró, em Peirópolis, as atividades do Programa de Prevenção e Controle a Incêndios, com o propósito de conscientizar as crianças do meio rural a dizer não às queimadas.

A iniciativa contou com representantes de todos os parceiros do programa, que envolve a Prefeitura de Uberaba, por meio das secretarias do Agronegócio (Sagri) e Educação (Semed), Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA).

A mensagem aos alunos foi passada através de peça teatral apresentada pelo Projeto Pereskinha. As atrizes demonstraram, retratando ações do dia a dia da criançada, a importância de se dizer não às queimadas e da preservação do local em que vivemos. Interagindo com o público, Polícia Ambiental e Bombeiros, as artistas alertaram que, quando não são tomados os devidos cuidados, a simples queima de lixo no quintal pode desencadear um incêndio sem controle.

Segundo Gabriela Silva, gestora de Comunicação da CMAA, como a proposta é voltada para o público infantojuvenil, a ideia de se trabalhar com o teatro socioambiental visa facilitar o índice de memorização das crianças, possibilitando, inclusive, que elas interajam com os personagens e se conscientizem para preservar o meio ambiente e dizer não às práticas que podem levar aos incêndios rurais.
A diretora da E.M. Frederico Peiró, Joyce Patrícia Lima Moreira, disse que os alunos serão agentes multiplicadores do programa, tanto junto aos colegas dos outros turnos quanto perante os pais. “Além disso, vamos trabalhar a cartilha e o conteúdo como um todo em sala de aula, por meio das professoras”, informou.

Para o comandante Operacional do 8º BBM, capitão Marcelo Bosco, a extensão desse trabalho de educação preventiva, junto aos alunos do meio rural, vem somar para a redução dos índices de queimadas no Município. “Nos últimos três anos, os registros de incêndios florestais em Uberaba estão em significativo declínio”, disse. Ele destacando o trabalho dos parceiros (Prefeitura, usinas, PM, Bombeiros, Sindicato Rural e Defesa Civil) para esses resultados.

O adjunto da Sagri, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Belzinho), comemora a redução dos incêndios em Uberaba e afirmou que isso deve-se ao trabalho planejado e conjunto das instituições públicas e privadas do Município. Ele ressaltou que, ao mesmo tempo que é feito o trabalho de prevenção, é também realizada a estruturação das brigadas rurais. “Afinal, é preciso ficar vigilante.”
O programa segue agora para outras escolas das demais comunidades rurais, com atividades diárias até o dia 31 de agosto.